
A Prefeitura de Piracicaba emitiu ontem um alerta a população sobre falsos profissionais da saúde. De acordo com ela, homens com crachás falsos da Secretaria de Saúde têm se passado por funcionários da pasta abordando populares, especialmente idosos, em suas residências, na região do Bairro Alto e adjacências.
Durante a abordagem, os falsos profissionais solicitam dados como documentos originais e conta bancária e alegam que as informações são necessárias para renovação do cartão SUS (Sistema Único de Saúde), para que a população tenha acesso a medicamentos gratuitos e consultas médicas.
Em alguns casos, os falsos profissionais afirmam que o governo poderá ainda pagar um valor mensal para utilização na compra de medicamentos.
“A Prefeitura esclarece ainda que este procedimento não existe, pois a renovação do cartão SUS é realizada pessoalmente pelos usuários no Poupatempo Municipal e que os medicamentos que fazem parte da Remume (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais) são fornecidos gratuitamente nas farmácias municipais mediante a apresentação de receita médica.”, diz o Poder Executivo.
Em caso de dúvidas, a população deve solicitar a identificação do profissional no momento da abordagem e acionar a Polícia Militar ou a Guarda Municipal pelos telefones 190 ou 153.