
O presidente do Instituto Rumo, Marcelo Filik, e a engenheira florestal graduada pela ESALQ/USP, Simone Lantana, foram oficializados nesta sexta-feira (01), como pré-candidatos a prefeito e vice-prefeita pela Rede Sustentabilidade em Piracicaba. O partido defende uma nova política com ampla participação popular.
“Temos o desafio de construir uma política que tenha como prática o diálogo, a ética, a participação, a transparência e que tenha o compromisso de implementar políticas públicas voltadas para uma Piracicaba e um Brasil mais justos, sustentáveis e democráticos.”, disse Filik.
A Rede diz que se propõe a pensar e a fazer política para além das eleições e é com essa proposta que o partido chegou na cidade.
A escolha pelos nomes de Filik e Lantana se deu em uma reunião com todos os membros do partido no mês passado e por decisão unânime eles foram escolhidos. Débora Rossini, uma das porta-voz da Rede, reforça a importância da mulher na política. “Nós mulheres estamos bem representadas pela Simone e eu acho isso importante e é um diferencial nosso”, frisou.
Até o momento, a Rede é o único partido que tem uma candidata mulher na corrida à prefeitura em Piracicaba. Nas últimas eleições não houve nenhuma candidatura feminina para esse posto.
.
QUEM SÃO? – Marcelo Filik é morador da Vila Independência, tem 47 anos, é formado em Economia na Unicamp (Universidade de Campinas), pós-graduado em Marketing pela ESPM, foi tenente do Exército da Reserva (NPOR – Campinas), é professor de Judô em várias escolas e projetos sociais, atuou como auditor contábil e financeiro pela KPMG. Foi também gestor de produtos no Banco Itaú, consultor em marketing e propaganda e atualmente é presidente do Instituto Rumo.
Filik foi também conselheiro municipal de esportes durante sete anos, participou de duas Conferências Nacionais de Esportes, três Conferências Estaduais de Esportes e uma Conferência Estadual da Juventude. Na última eleição ajudou o PV (Partido Verde) a eleger dois nomes para o cargo de vereador. Um deles foi Paulo Camolesi, hoje também na Rede.
Já Simone Rodrigues Dias Lantana é moradora do distrito de Tupi, tem 36 anos, é graduada em Engenharia Florestal, participou de quatro gestões consecutivas do CALQ (Centro Acadêmico Luiz de Queiroz), foi membro do DCE USP, sendo Diretora Regional de todo o interior e membro da Nacional dos Estudantes de Engenharia Florestal ABEEF. Atuou com Certificação (AAO) e Agricultura Orgânica, com Cooperativas de Produtores de Leite, produção e inventário florestal e diversas outras atividades. Atuou também junto a Associações e movimentos de participação populares, fez parte de Conselhos Municipais e atualmente se especializa na ESALQ USP em MBA em Gestão de Projetos, importante área de atuação Administrativa e uma das formações mais requisitadas no âmbito de Gestão atual.






