Pular para o conteúdo
sábado, abril 11
Publicidade
Piracicaba (SP)

Vereador Marcos Abdala quer proibir fogos de artifício com barulho em Piracicaba

· 2 min de leitura · Atualizado em 04.08.2020 · Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

O vereador Marcos Abdala (PRB) apresentou na Câmara Municipal de Piracicaba o Projeto de Lei Complementar 01/2017, que determina a proibição e a utilização de quaisquer tipos de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que causam estampido na cidade. A proposta altera o artigo 146 da Lei Complementar 178/2006 que disciplina o uso dos fogos de artifício e mantém a proibição em locais fechados.

O vereador afirmou que tomou a iniciativa de apresentar o PLC por diversas razões, além de ver o sofrimento de seus animais com os artefatos barulhentos em comemorações festivas e esportivas.

Publicidade

De acordo com dados do Ministério da Saúde, apresentados na proposta, 15% dos acidentes com fogos de artifício levam ao óbito, 70% causam queimaduras, 20% lacerações e cortes e 10% amputações de membros superiores. A medida já foi adotada em diversos municípios do país e do Estado, como Campinas e Sorocaba.

O vereador pretende, com a proposta, iniciar uma discussão na cidade. “Minha proposta não é prejudicar o comércio, porque eles poderão continuar vendendo os fogos de efeito luminoso. Muitas pessoas já estão preferindo esses artefatos aos barulhentos”, comentou.

Publicidade

No projeto, o vereador ressalta que a queima de fogos de artifício ultrapassa 125 decibéis, “equivalendo-se ao som de um avião a jato”. O meio ambiente também fica prejudicado com a poluição sonora e com os resíduos que os fogos deixam no ar.

“Temos uma fauna muito rica e os fogos prejudicam todas elas, principalmente as aves”, lembrou. Sobre a tradição de alguns eventos da cidade na soltura de rojões com estampidos, o vereador afirma que as mudanças são necessárias.

O PLC 01/2017 ainda não tem data definida para entrar na pauta. O projeto deve passar por análise das comissões e, se estiver apta, será conduzida ao plenário para votação. As comissões devem ser dispostas na primeira reunião ordinária de 2017.

Comunidade PIRANOT

Receba os plantões de Piracicaba e região direto no seu WhatsApp.

ENTRAR

/* Menu/header hard-fix */
.navigation .menu, .smart-head .navigation .menu { display:flex !important; flex-wrap:wrap !important; align-items:center !important; }
.navigation .menu > li, .smart-head .navigation .menu > li { float:none !important; display:block !important; }
.navigation .menu > li > a, .smart-head .navigation .menu > li > a { line-height:1.2 !important; white-space:nowrap !important; }

Publicidade

/* Images fallback visual */
.post-thumb .img.bg-cover, .listing .media .img.bg-cover, .grid-post .img.bg-cover { min-height: 180px !important; background-position:center center !important; background-size:cover !important; }

Gostou desta noticia?

Inscreva-se para receber as principais do dia por email

Publicidade