A Prefeitura de Piracicaba iniciou a licitação de um pacote de obras que contempla intervenções viárias e sinalizações para melhoria do trânsito na cidade.
Segundo Jorge Akira, secretário de Trânsito e Transportes do município, a primeira licitação será responsável por uma revitalização das sinalizações horizontais e verticais em diversos logradouros da cidade.
Nessa primeira etapa da licitação, será feito a semaforização do cruzamento da Avenida Dr. Paulo de Moraes x Avenida 9 de Julho; Armando de Salles Oliveira x Rua Floriano Peixoto; Rua Benjamin Constant x Rua do Café; e Rua Benjamin Constant x Rua Conselheiro Costa Pinto.
Posteriormente, serão feitas obras no cruzamento das Rua Conchas x Rua Cândido de Faria Alvin (próximo ao Terminal São Jorge); Avenida Rio das Pedras x Rua Altemir de Jesus Tomás x Antonio Carlos Negrisolo (entre os loteamentos Altos do Taquaral e Terra Rica); Avenida Rio das Pedras x Rua João Stella Junior; Rua Antonio Borja Medina x Rua João Franco de Oliveira (Unileste); e Avenida Lourenço Filho x Rua Afonso José Fioravante (Cecap).
“Também estão previstas melhorias na alça de acesso da Avenida Pádua Dias, em direção à Avenida Alberto Vollet Sachs, na Vila Independência, e a construção de faixas elevadas em frente a duas escolas”, afirmou Akira.
Piracicaba
A escolha de Piracicaba para o recebimento dos recursos se dá pela grande frota de automóveis no município.
Segundo a Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte), cerca de 303 mil veículos rodam pelas ruas da cidade.
Nas palavras do prefeito Barjas Negri, a verba é importantíssima para municípios de porte médio, porém com grande fluxo de automóveis. “Essas pequenas intervenções e sinalizações podem diminuir o número de acidentes”, diz ele. “Trata-se de um pacto pela vida, acidentes e mortes deverão diminuir”.
Investimento
O investimento nesse projeto será de R$ 1,4 milhão. Os recursos são todos provenientes de multas aplicadas pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) e integram o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.
O valor será repassado por meio de convênio com o Estado, assinado em setembro de 2017, no Palácio dos Bandeirantes, pelo governador Geraldo Alckmin.
Prazo
O secretário informou que o município tem 18 meses para a implementação do programa, que será acompanhado pelo Estado.
O programa tem como objetivo reduzir em 50% o número de acidentes com óbito no trânsito até 2020.
O PIRANOT / PORJUCA tem mais notícias. Para continuar lendo, clique aqui para acessar a nossa capa.
E não se esqueça também de baixar aqui o nosso aplicativo em seu celular para receber notícias importantes da cidade em tempo real.