Um incêndio de grandes proporções teve início por volta das 09h30 desta quarta-feira (14), no bairro Nova América, em Piracicaba. O fogo se deu num terreno baldio da Rua Antônio Lourenço do Canto, e ameaçava as residências ao redor.

Pouco tempo depois, com a chegada do Corpo de Bombeiros e do Pelotão Ambiental, o fogo começou a ser controlado e deixou de ser motivo de risco. Ainda não se sabe o que provocou o incêndio.
A equipe do jornal PIRANOT conversou com um morador do local que não quis ser identificado, e ele comentou que os focos de incêndios no local são constantes. “Todo mês é frequente a gente presenciar fogo nesse terreno. E por ser uma área extensa, o fogo tem capacidade de se propagar muito rápido. Os moradores daqui do local, e principalmente eu, que moro ao lado, têm um problema enorme, porque sempre há muita fumaça e dificulta a nossa respiração até mesmo dentro de nossas casas. Então, problema de incêndio nesse terreno é frequente e nós queremos dar um basta nisso.”
O morador comentou também que os problemas têm início geralmente logo após a capinação. “Sempre que é feito a capinação, já começamos a notar no terreno uma grande quantidade de lixos domésticos. O pessoal joga móveis, armários, sofás e muitas outras coisas. O que você pensar, o pessoal joga no terreno.”
Acima desse terreno, há uma outra área baldia onde nossa equipe também notou vestígios de queimada. O curioso é que ambos os terrenos são privados e pertencem ao mesmo dono.
A equipe do jornal PIRANOT conversou também com o Sargento Vendemiatti, responsável pela equipe do Corpo de Bombeiros, e ele teceu mais comentários à ação de hoje. “Houve um incêndio de grandes proporções hoje devido ao tamanho do terreno. Apesar do mato ter sido cortado, o proprietário não fez a retirada. E outra coisa que atrapalhou bastante o Corpo de Bombeiros hoje foi a grande quantidade de entulhos dentro do terreno. Foram aproximadamente 20 ou 30 minutos de combate ao fogo.”
O sargento fez também um alerta: o proprietário deve conservar seu terreno sempre em ordem. “Crime ambiental é difícil de pegar, porque a pessoa deve ser presa em flagrante delito. Porém, de acordo com as leis municipais, o proprietário deve manter o terreno sempre limpo e com muro”.
Fotos




Quer saber o que acontece na cidade e região em tempo real? Então, clique aqui e baixe o nosso aplicativo para celular, nós te manteremos informado.






