sábado, março 7

Um novo parque, com espaço para lazer e prática de atividades físicas, além de uma área de preservação permanente, com espécies nativas será idealizado em Piracicaba.

Com o projeto pronto, o Parque de Lazer do Bongue vai ocupar uma área com mais de 10 hectares, localizada na avenida Jaime Pereira, em trecho entre os bairros Jupiá e Bongue e as margens do rio Piracicaba, até a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto Ponte do Caixão).

As obras já começaram, os primeiros passos foram a limpeza das leucenas do local e a terraplanagem. Posteriormente, serão iniciados os serviços de drenagem do terreno.

O local terá 9,7 hectares de área de preservação permanente e 1,2 hectare destinado ao parque, propriamente. O parque terá estacionamento, pista de caminhada, aparelhos de ginástica, playground, bancos, lixeiras, bebedouros e iluminação ornamental. A área é fruto de parceria entre a Prefeitura e a Damha Empreendimentos.

Terraplanagem sendo realizada no local. Foto: Felipe Ferreira e Justino Lucente

Recomposição florestal

Com a ocupação da área pela Prefeitura, além da construção do parque, uma faixa de 9,7 hectares, bastante visível do lado oposto do rio, do final da avenida Cruzeiro do Sul, passará por um manejo florestal: saem as leucenas, espécies invasoras, entram as árvores nativas.

A substituição é necessária porque a leucena (Leucaena leucocephala), árvore originária da América Central, é extremamente agressiva, forma maciços que impedem o desenvolvimento da vegetação nativa. Com a sua retirada, a paisagem vai ganhar espécies nativas regionais, como jequitibá-rosa, cedro, pau d´alho, peroba-rosa, ipês de várias cores, mogno e jatobá.

Além da questão paisagística, a introdução de novas espécies nessa grande área, também leva em conta a produção de flores e frutos, para estimular a polinização e a presença de aves e animais na nova floresta.

/* Menu/header hard-fix */
.navigation .menu, .smart-head .navigation .menu { display:flex !important; flex-wrap:wrap !important; align-items:center !important; }
.navigation .menu > li, .smart-head .navigation .menu > li { float:none !important; display:block !important; }
.navigation .menu > li > a, .smart-head .navigation .menu > li > a { line-height:1.2 !important; white-space:nowrap !important; }

/* Images fallback visual */
.post-thumb .img.bg-cover, .listing .media .img.bg-cover, .grid-post .img.bg-cover { min-height: 180px !important; background-position:center center !important; background-size:cover !important; }

Compartilhar.

Jornalista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba. Trabalhou em campanhas políticas e estagiou na Câmara de Vereadores de Piracicaba. Integra a equipe do Jornal PIRANOT desde 2018.

Os comentários estão fechados.

Sair da versão mobile