Avenidas Rui Barbosa e Mário Sergio Gabardo receberão nova iluminação





As avenidas Rui Barbosa, no bairro Vila Rezende, e Mário Sergio Gabardo, que liga a empresa Hyundai aos seus fornecedores, receberão novos postes e luminárias. Elas integram o 2º lote do investimento em iluminação pública, no valor de R$ 243.816,98, que inclui a colocação de 186 luminárias e 56 postes em diversos locais.

Na Avenida Rui Barbosa, o serviço será realizado em toda a extensão, entre a Avenida Barão de Serra Negra e o entroncamento com a Avenida 1º de Agosto . Serão substituídos os 28 pontos de iluminação existentes do lado esquerdo da via e instalados mais 23 novos pontos de iluminação do lado direito, onde não existiam postes. Os postes serão instalados pela CPFL através de pagamento feito pela Prefeitura de Piracicaba (SP). No total, serão 51 pontos de iluminação.

Foto: Justino Lucente

Na avenida Mário Sérgio Gabardo, o trabalho atingirá toda a extensão entre a Avenida Coréia do Sul e Avenida Hyundai. Trata-se da via que liga a empresa Hyundai aos seus fornecedores.





A empresa responsável pelos trabalhos, que devem estar concluídos até o final de outubro, é a empresa R6 Engenharia Ltda. A contratação dos serviços é feita pela Secretaria Municipal de Obras (Semob), que coordena e fiscaliza a ampliação e melhorias no sistema de iluminação pública viária, promovendo a instalação de novos postes e luminárias, e a substituição de luminárias e lâmpadas antigas por modelos mais eficientes.

Os projetos de iluminação pública são elaborados pelo Departamento de Eletricidade da Semob, que atende principalmente a demanda de solicitações dos contribuintes pelo 156, novas obras viárias, indicações de vereadores e por meio de fiscalização à logradouros públicos.

De acordo com o engenheiro eletricista da Semob, Rodrigo Loricchio Néia, atualmente a iluminação pública viária do município de Piracicaba (99%) é padronizada com conjuntos de luminárias convencionais de tecnologia a vapor de sódio, e 1% com luminárias de tecnologia a LED. Néia explica que as lâmpadas de vapor de sódio produzem uma luminosidade rosada quando são acesas, evoluindo gradualmente para uma luz suave de cor amarelada quando aquecem e atingem o pleno acendimento. “Em média, as lâmpadas de vapor de sódio possuem vida mediana de 32 mil horas, e as garantias dos equipamentos neste sistema são de dois anos para as lâmpadas e de três a cinco anos para reatores eletromagnéticos”, disse.

Foto: Justino Lucente





Sair da versão mobile