A Via Ágil, em parceria com a Unimed Piracicaba e o apoio da Prefeitura de Piracicaba, lançou na manhã desta terça-feira (09), na rampa de entrada da Prefeitura, a campanha “Outubro Rosa e Novembro Azul”. Pelo segundo ano consecutivo, um ônibus totalmente adesivado circulará nas principais vias da cidade. “Tivemos uma grande repercussão no ano passado e conseguimos divulgar essa importante campanha de prevenção. Esperamos o mesmo sucesso em 2018”, conta Carlos Joussef, presidente da Unimed Piracicaba.
Neste ano, a campanha contará com dois personagens centrais, exclusivamente criados pelo chargista Luís Marangoni. Dona Rosa e Seu Bigode serão os grandes protagonistas e responsáveis por levar informação à população.
Para o prefeito Barjas Negri, a campanha de prevenção ao câncer é de suma importância para massificar a ideia de diagnóstico precoce. “O fato de o ônibus ser um meio de transporte popular, essa informação é disseminada pela cidade”.
O secretário de saúde, Dr. Pedro Mello, ressaltou a importância da parceria e o trabalho que é desenvolvido pela Atenção Básica ao longo do ano em toda a rede. “Trabalhamos 365 dias esse tema, mas em outubro ele ganha destaque. O ônibus torna-se um outdoor ambulante, com alto poder de propagação do assunto, o que facilita o acesso da população a essa informação”.
A ideia do ônibus adesivado surgiu no departamento de comunicação da Via Ágil com a intenção de trazer para a realidade, histórias de vida fictícias, sempre alertando para a importância da prevenção. “Dona Rosa teve câncer de mama em 2014, se curou em 2018 e hoje é muito proativa e alegre. Já o Seu Bigode realiza todos os anos o exame preventivo. São histórias fictícias, mas com certeza muitas mulheres têm histórias parecidas para contar, por outro lado é importante levar ao público masculino a importância de fazer sempre o exame preventivo”, explica o coordenador de marketing da Via Ágil, Fernando Galvão.
O gerente operacional da Via Ágil, Diogenes Stenico, explica como será feita a circulação do ônibus para dar mais visibilidade à campanha. “A cada semana iremos colocá-lo em uma linha diferente e de grande circulação. Desta forma, como no ano passado, teremos uma grande visibilidade da campanha nos quatro cantos da cidade”, conta Stenico.
Além de realizar a linha diária de transporte de passageiros, o ônibus participará de várias ações relacionadas ao movimento nacional de conscientização ao câncer.
XV de Piracicaba
Já virou tradição. Desde 2012, com a chegada do mês de outubro e o início da campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, o XV de Piracicaba, em parceria com a Associação Ilumina, lança um modelo de uniforme alusivo ao tema. A novidade é que desta vez, além das camisas feminina e infantil, há também a masculina. Parte das vendas desses e dos demais itens relacionados ao assunto, como copo e chinelo, é revertida para a instituição.
“Ao se aproximar o mês de outubro, as pessoas começam a nos questionar sobre a chegada da camisa rosa, ou seja, já virou uma marca do XV de Piracicaba e da Associação Ilumina. Estamos extremamente satisfeitos em fazer parte, por mais um ano, de uma iniciativa tão importante como essa. Além disso, há outras ações alinhadas para este ano e desta forma pretendemos chamar ainda mais a atenção para esta causa tão nobre”, disse o diretor de marketing do Nhô Quim, Danilo Maluf Di Lernia.
Os produtos estão à venda na loja XV Mania, localizada na Rua Silva Jardim, 849, bairro Alto, ao lado da secretaria do Estádio Municipal Barão da Serra Negra. Os preços são os seguintes: camisa masculina (R$139,90); camisa feminina (R$119,90); camisa infantil (R$99,90); chinelo (R$37,90); copo (R$15,00). Há também squeezes (R$39,90) e bonés (R$35,00), que são modelos 2017. As 100 primeiras camisas vendidas acompanham uma pulseira personalizada.
A luta contra o câncer de mama é um dos pilares de atuação da Associação Ilumina. Este ano, após mais de uma década de atuação, a instituição comemora a chegada da unidade móvel de diagnóstico à Piracicaba, que até dezembro prevê a realização de 1,5 mil mamografias em mulheres cadastradas pelo SUS. Além da carreta, o Hospital de Diagnóstico e Prevenção do Câncer já está com 40% das obras concluídas. “Sem dúvida, este é o outubro mais rosa de todos os tempos para nós, e o apoio do XV de Piracicaba vem para somar com todas as ações que estão acontecendo. É importante saber que o esporte também acredita em nosso trabalho”, explica Adriana Brasil, fundadora da Associação Ilumina.
O montante arrecado com a comercialização dos produtos colabora para que metas da Ilumina sejam alcançadas. “O custo anual dos projetos é de R$2,5 milhões e as ações são custeadas com a arrecadação de recursos e a solidariedade da população e das empresas parceiras da instituição. Por isso, ações como a do XV de Piracicaba são tão importantes para nós. Não temos palavras para agradecer ”, completa Adriana.