Os trabalhadores que nasceram no mês de outubro devem ficar atentos, pois o abono salarial do PIS 2018/2019 começa a ser pago nesta semana. Hoje (16), o depósito será feito para os que são correntistas da Caixa e que tenham saldo em conta a partir de um real. Para os demais beneficiários, os pagamentos serão feitos a partir desta quinta-feira (18).
Os valores recebidos por cada trabalhador variam de acordo com o número de meses trabalhados no ano passado e os valores pagos serão entre R$ 80 e R$ 954 reais. Tem direito ao abono o trabalhador que recebeu em média até dois salários mínimos mensais com carteira assinada, exercendo atividade remunerada por pelo menos 30 dias em 2017. É preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasesp há pelo menos cinco anos, tendo dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Sendo assim, o valor acaba sendo proporcional ao número de meses trabalhados no exercício anterior. Para receber o valor integral, deve-se trabalhar durante todo o ano-base em questão. Os valores disponíveis para saque ficarão à disposição do trabalhador até 28 de junho de 2019.
Retirada do PIS referente ao ano-base 2016
A Caixa facilitou e anunciou a reabertura do prazo de retirada para o ano 2017/2018. O período de saques havia terminado em 29 de junho deste ano, mas o governo decidiu dar uma nova chance aos 8% dos beneficiários atrasados. Para essas pessoas, o valor está disponível até 28 de dezembro de 2018.