terça-feira, março 3

O Missal é basicamente um livro litúrgico utilizado pelos sacerdotes para iniciar e conduzir as orações litúrgicas em celebrações da Igreja Católica. A Santa Missa já foi celebrada em grego e posteriormente em latim e, desde o Concílio Vaticano II (1962-1965), pode ser celebrada na língua materna de cada país.

Foto: Assessoria de Imprensa

Nove diferentes edições deste importante livro litúrgico fará parte da exposição inédita de “missais antigos” promovida pela Diocese de Piracicaba. Com início nesta quarta-feira (17) no Centro Diocesano de Pastoral (Cúria Diocesana), a exposição poderá ser visitada até 16 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h30 e das 13h às 17h. O Centro Diocesano de Pastoral fica localizado na Avenida Independência, 1146, bairro Higienópolis.

De acordo com padre Kleber Fernandes Danelon, coordenador diocesano de Pastoral e um dos curadores da exposição, o exemplar mais antigo da mostra remonta ao ano de 1873 e o mais recente ao ano de 1991. “Todos os missais fazem parte do acervo do Centro Documental Diocesano e queremos dar visibilidade a este rico conteúdo histórico e religioso, além de mostrar as diferentes datas em que a Igreja celebrou a festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida ao logo da história”, salienta o presbítero.

O sacerdote explica ainda que cada missal exposto estará aberto em páginas cuja a celebração faz referência à festa de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. “Estamos no mês do rosário e da padroeira do Brasil e a exposição traz por meio dos livros sagrados toda devoção da Igreja à nossa intercessora junto a Jesus Cristo”, ressalta padre Kleber Danelon.

Além de padre Kleber Fernandes Danelon, a exposição tem ainda como curadores o coordenador do Centro Documental, diácono Marcos Roberto do Nascimento e os voluntários Tereza Adelia Naked e Luiz Gonzaga da Cunha.

Foto: Assessoria de Imprensa

Share.

Jornalista formada pela Universidade Metodista de Piracicaba. Trabalhou em campanhas políticas e estagiou na Câmara de Vereadores de Piracicaba. Integra a equipe do Jornal PIRANOT desde 2018.

Comments are closed.

Sair da versão mobile