Um acidente envolvendo carro e moto foi registrado na manhã desta quarta-feira (28), em Piracicaba (SP). A colisão aconteceu por volta das 07h30, na Avenida Piracicamirim, bairro Vila Monteiro.

Em contato com o condutor do veículo, o Jornal PIRANOT apurou que o mesmo se encontrava parado no semáforo da Rua Dr. Jorge Coury, esquina com a Avenida Piracicamirim. Quando o sinal abriu, ele avançou com o carro, momento em que o condutor da motocicleta cruzou em alta velocidade o sinal vermelho e causou a forte colisão. Ainda de acordo com informações apuradas, o impacto da batida foi tão violento que o condutor da moto, de 19 anos, foi jogado há cerca de 60 metros de distância.
Familiares da vítima afirmam o contrário da versão passada pelo motorista do veículo. Eles relatam que, na verdade, quem ultrapassou o sinal vermelho e causou a forte colisão foi o motorista do carro. Não foi possível ouvir a versão dos fatos da vítima, pois a mesma sentia muitas dores e foi levada rapidamente ao hospital.
O trânsito ficou bastante complicado no local, tendo em vista que apenas a terceira faixa da via permaneceu liberada enquanto o resgate realizava o atendimento à vítima. O jovem de 19 anos sofreu uma fratura exposta no tornozelo direito, escoriações no membro inferior esquerdo e nos membros superiores. A Unidade de Resgate foi acionada e a vítima levada à Santa Casa de Piracicaba.
Imprudência no trânsito
De acordo com os estudos sobre os fatores que propiciam os acidentes no trânsito, pode-se concluir que 90% das colisões são causadas por falha humana: imprudência, imperícia e distração. O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, atrás da Índia, China, EUA e Rússia. Segundo o Ministério da Saúde, em 2015, foram registrados 37.306 óbitos e 204 mil pessoas ficaram feridas.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,25 milhão de pessoas morrem no mundo, por ano, em acidentes de trânsito, e desse total metade das vítimas são pedestres, ciclistas e motociclistas. Um dos objetivos da Agenda para o Desenvolvimento Sustentável 2030 é sobre segurança no trânsito, que prevê reduzir para a metade o número global de mortes e lesões causadas por acidentes de trânsito até 2020.
Dados de Piracicaba
Dados levantados pelo IPPLAP (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba) apontam os números de acidentes gerais de trânsito registrados no município de 2004 a janeiro de 2018.

Mais fotos do acidente desta manhã






