A primeira semana de julho de 2019 reserva uma grande e radical mudança no tempo por toda a região Sudeste do Brasil. De acordo com informações do Clima Tempo, uma forte frente fria vai trazer chuva, raios, ventos fortes e acentuada queda da temperatura.
A grande e forte massa de ar frio de origem polar que vem com esta frente fria, muito provavelmente será a mais forte do ano e vai derrubar a temperatura em todos os Estados. Mas o resfriamento vai ser sentido mesmo durante o primeiro fim de semana de julho, dias 06 e 07. Até o dia 08 ou 10 de julho, recordes de temperatura poderão ser batidos em todas as capitais.
São Paulo
Esta terça-feira (02) ainda é seca e quente. Nuvens altas se espalham sobre o Estado de São Paulo, inclusive Piracicaba. As áreas de instabilidade da grande frente fria começam a provocar chuva sobre São Paulo durante esta quarta-feira (03), mas ainda não chove em todo o Estado. Para a Grande São Paulo, a previsão é de que chova só à noite.
É durante a quinta (04) e sexta-feira (05) que o tempo muda de vez, com previsão de chuva e ventos moderados a fortes por todo o Estado.
A temperatura máxima cai muito na sexta-feira. O ar gelado de origem polar se espalha sobre São Paulo nos dias 06 e 07 de julho, com risco de geada e temperatura perto de 0°C e até negativa no interior. Temperaturas abaixo de 10°C devem ser observadas de forma generalizada.