Saiba como funcionam os sorteios das loterias da Caixa
LOTERIA
26 de agosto de 2019 · 2 min de leitura

Saiba como funcionam os sorteios das loterias da Caixa

Saiba como funcionam os sorteios das loterias da Caixa
Publicidade 728×90

A Caixa Econômica Federal é responsável por administrar várias loterias, incluindo Mega-Sena, Quina, Dia de Sorte, Lotofácil, Loteria Federal, etc. Mas afinal, você sabe como funcionam os sorteios das loterias Caixa? Se ainda não sabe, confira nosso texto a seguir.

Como funcionam os sorteios das loterias da Caixa?

É a própria Caixa Econômica Federal que determina como os sorteios serão feitos. Eles acontecem, geralmente, de duas formas: ou por meio do Caminhão da Sorte ou por meio do Espaço Loterias Caixa.

No caso do Caminhão da Sorte, cabe a esse veículo viajar por todo o Brasil, levando o sorteio para o mais próximo possível da população. Já no caso do Espaço Loterias Caixa, o espaço funciona dentro do Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo, capital paulista.

A grande maioria dos sorteios acontece no Espaço Loterias Caixa. Ele fica aberto diariamente de segunda à sexta-feira das 10h às 22h, e das 18h30 às 22h aos sábados.

O sorteio acontece por meio de bolinhas.

E você sabe como são feitas as bolinhas usadas nos sorteios das loterias da Caixa?

As bolinhas são confeccionadas em acrílico para garantir a transparência do funcionamento. Elas também possuem numeração: 01 vermelho; 02 amarelo; 03 verde; 04 marrom; 05 azul; 06 rosas; 07 preta, 08 cinza; 09 laranja e 0 branca.

Além disso, elas passam regularmente por testes. Cabe ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o maior instituto de metrologia do país, garantir que todas as bolinhas tenham as mesmas dimensões e pesos. Isso é importante para que, por qualquer que seja a razão, nenhuma bolinha tenha mais ou menos chances de sair.

E como acontece o sorteio das loterias da Caixa?

Antes de acontecer o sorteio, as maletas onde estão as bolas são conferidas por fiscais da Caixa Econômica Federal e pelo público presente para certificar que elas não foram abertas. Depois elas são retiradas e colocadas, em uma ordem específica, nos canos que serão conectados ao globo, antes de serem dirigidas para roleta.

Um funcionário da Caixa se comunica direto com a matriz em Brasília, recebe o aval para iniciar o sorteio, e aí tudo tem início. O globo começa a girar e as bolinhas se misturam.

Um controle é entregue a um voluntário que, quando preferir, aperta o botão. Esse botão abre uma caçapa pela qual somente uma bolinha descerá.

Cada número sorteado é dito pelo locutor em voz alta também.

Ao fim do sorteio, as bolinhas são colocadas na maleta e lacradas. Tudo fica lacrado até o próximo sorteio.

Publicidade 728×90

Leia Também