A Guarda Civil Municipal de Piracicaba reforça, a partir desta sexta-feira (21), o efetivo de policiamento no entorno do Engenho Central e Largo dos Pescadores para garantir segurança aos foliões durante os quatro dias de evento preparados pela Prefeitura de Piracicaba para o Carnaval 2020.
De acordo com o inspetor Adalto José de Oliveira, a Guarda irá trabalhar em parceria com a Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) e apoio da PM (Polícia Militar) para garantir a segurança da população, inclusive com revista pessoal para entrar nos recintos.
As equipes ficarão em pontos estratégicos, em sistema de circulação. Apenas as bases móveis ficarão fixas nas principais entradas do Engenho Central e do Largo, priorizando os horários de maior aglomeração, das 14h às 2h, até a madrugada do dia 26, quarta-feira de cinzas. A Semuttran manterá equipes nas principais vias de acesso para garantir e preservar a ordem e a fluidez no trânsito.
Vale lembrar que todas as atividades no Largo dos Pescadores serão monitoradas por câmeras da Cemel (Central de Monitoramento Eletrônico). Importante ressaltar ainda que não serão permitidas entrada de cooler (caixa térmica) com qualquer tipo de bebida. Menores só entrarão acompanhados pelos responsáveis, portando documento de identidade.
A Guarda Civil também orienta as mulheres: se sentirem qualquer constrangimento durante os foliões de Carnaval, procurem os guardas civis. Além disso, todos devem evitar andar com celular ou carteira nos bolsos traseiros, e não aceitarem bebida ou alimento de pessoas estranhas.
As pessoas que se sentirem em risco podem ligar para 153 (Guarda Civil) e 190 (Polícia Militar) .