Pular para o conteúdo
sexta-feira, abril 17
Publicidade
Piracicaba (SP)

Piracicaba tem 100 UTIs para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19

· 2 min de leitura · Por Fernanda Maestro

As redes pública e particular de Piracicaba têm 100 UTIs (com respiradores) para o atendimento exclusivo dos pacientes com a Covid-19. A informação foi divulgada hoje (25) pelo prefeito Barjas Negri durante reunião com o grupo de trabalho do coronavírus. No início da pandemia, em março, a cidade tinha 57 leitos de UTIs e com articulações foram instalados mais 43 novos aparelhos.

Piracicaba tem 100 UTIs para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19" src="https://piranot.com.br/wp-content/uploads/2020/05/casos-de-coronavirus-no-brasil.com_.jpg" alt="Piracicaba tem 100 UTIs para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19" width="640" height="383" srcset="https://piranot.com.br/wp-content/uploads/2020/05/casos-de-coronavirus-no-brasil.com_.jpg 640w, https://piranot.com.br/wp-content/uploads/2020/05/casos-de-coronavirus-no-brasil.com_-300x180.jpg 300w, https://piranot.com.br/wp-content/uploads/2020/05/casos-de-coronavirus-no-brasil.com_-150x90.jpg 150w, https://piranot.com.br/wp-content/uploads/2020/05/casos-de-coronavirus-no-brasil.com_-450x269.jpg 450w" sizes="(max-width: 640px) 100vw, 640px" />
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O número de 100 leitos foi ratificado pelo secretário municipal de Saúde, Dr. Pedro Mello, que destacou a importância do fortalecimento da retaguarda hospital no atendimento às pessoas contaminadas pelo coronavírus. Ele também comentou que, com a transformação da UPA do Piracicamirim na Central de Atendimento da Covid-19, foi possível a instalação de mais sete novas UTIs, o que elevou de três para dez o número de leitos disponíveis para os pacientes do coronavírus.

Publicidade

Segundo o prefeito Barjas Negri, a primeira reunião em março (dia 13) com todos os representantes dos hospitais da cidade – públicos e privados – serviu para avaliar a capacidade de atendimento diante da chegada da pandemia, principalmente o número de UTIs, porque uma parte das pessoas infectadas com o coronavírus precisa de internação prolongada em leitos de emergência. Em março, eram 57 leitos, número considerado bom pelo Barjas, se comparado a outras cidades da região. Porém, foi possível ampliar para 100, o que deixa a cidade hoje com capacidade acima da média de muitos municípios brasileiros.

Barjas ressaltou a forte mobilização e planejamento para a elevação do número de UTIs na cidade, que envolveu o trabalho de servidores da Prefeitura (Secretaria de Saúde), das direções dos hospitais, e os apoios da Câmara de Vereadores e de deputados estaduais, mas principalmente o governo do Estado.

Publicidade

Somente o Estado, dentro da sua política de combate ao coronavírus, cedeu 37 novos respiradores para o Hospital Regional Dra. Zilda Arns (20 aparelhos), UPA do Piracicamirim (7), Santa Casa (5) e Hospital dos Fornecedores de Cana (6).

/* Menu/header hard-fix */
.navigation .menu, .smart-head .navigation .menu { display:flex !important; flex-wrap:wrap !important; align-items:center !important; }
.navigation .menu > li, .smart-head .navigation .menu > li { float:none !important; display:block !important; }
.navigation .menu > li > a, .smart-head .navigation .menu > li > a { line-height:1.2 !important; white-space:nowrap !important; }

Comunidade PIRANOT

Receba os plantões de Piracicaba e região direto no seu WhatsApp.

ENTRAR

/* Images fallback visual */
.post-thumb .img.bg-cover, .listing .media .img.bg-cover, .grid-post .img.bg-cover { min-height: 180px !important; background-position:center center !important; background-size:cover !important; }

Publicidade

📰 Acompanhe as principais notícias

As notícias mais importantes da região, direto no seu email. Rápido e sem spam.

ou cadastre-se com e-mail:

Ao se cadastrar, você aceita receber emails do PiraNOT. Política de privacidade.

Já tem conta?

Fazer login

Gostou desta noticia?

Inscreva-se para receber as principais do dia por email

Publicidade