“Ambientalmente” é o nome do canal virtual criado pelo Prof. Sergio Arnosti Junior, da EEP/Fumep- Escola de Engenharia de Piracicaba, com a proposta de utilizar a tecnologia no processo de ensino, aprendizagem e conscientização sobre a necessidade de preservação e respeito ao meio ambiente.
“A missão do canal é oferecer, divulgar e promover conteúdos confiáveis e de qualidade, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento e disseminação de práticas ambientalmente corretas”, justifica Arnosti.
Segundo ele, os conteúdos são selecionados e criados de forma criteriosa, diversificando as oportunidades de conhecimento, emprego, crescimento profissional, divulgação de ideias e de negócios.
“O canal veio para mostrar que as duplas ‘engenharia e meio ambiente’ e ‘desenvolvimento e sustentabilidade’ devem caminhar juntas, deixando para traz paradigmas ultrapassados e inviáveis para o Planeta de forma a assumir um real compromisso com as futuras gerações”, disse.
Arnosti ressalta que a plataforma evidencia as transformações pelas quais passa o processo de comunicação e de obtenção e transmissão de conhecimento. “Os docentes da EEP/FUMEP estão preparados e ajudam a promover essas mudanças”, considerou.
O professor conta que teve como motivação as adversidades do mundo moderno e que criou a página no Facebook em 2015, transformando-a hoje em um canal presente em praticamente todas as mídias sociais.
Segundo ele, um dos vídeos do mais vistos no YouTube até o momento é intitulado “A Engenharia Ambiental é uma profissão diferenciada”, que apresenta os diferenciais de uma das áreas da engenharia mais importantes da atualidade, deixando claro onde atua esse profissional e porque ele é fundamental nas atividades das esferas pública e privada.
“Precisamos nos reinventar a todo momento e proporcionar aos alunos acesso a ferramentas tecnológicas atuais, que devem fazer parte do cotidiano do aluno do século 21”, disse Arnosti, que é professor nos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção da EEP.
Para ele, o uso de tecnologias multiplataformas para comunicação via internet se tornou fundamental para as atividades da indústria, do comércio e da sociedade civil. “Não fosse isso, teríamos enfrentado total colapso durante a pandemia”, disse evidenciando que o desafio foi prontamente enfrentado pela EEP/FUMEP, que manteve atividades virtuais com qualidade, minimizando os problemas trazidos pelo atual cenário.
Para conferir e acessar[SAJ1] todo o conteúdo oferecido pelo canal AMBIENTALMENTE, basta visitar o blog em https://ambientalmente.eco.br/ , onde constam também os links para todas as mídias sociais disponíveis.