Professora Bebel (PT) foi reeleita deputada estadual com crescimento de 74%. A parlamentar que está no seu primeiro mandato, somou mais de 152 mil votos, contra os 87 mil que teve em 2018. Ela pode ter entrado para a história da região de Piracicaba (SP) como a mais votada para a Assembleia Legislativa de São Paulo (SP). O posto era de Alex Madureira (PL), que em 2018 teve 118 mil votos.
Biografia
Maria Izabel Azevedo Noronha, a Bebel, nasceu no dia 1 de maio de 1960, na cidade de Piracicaba/SP, onde graduou-se em Letras e fez mestrado em Administração Educacional, ambos pela Universidade Metodista.
Professora efetiva de Língua Portuguesa da rede pública estadual paulista, está em seu quinto mandato como presidenta da APEOESP – Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo de São Paulo. Também foi membro do Conselho da Cidade de São Paulo, nomeada pelo então ministro da Educação Fernando Haddad, e do Conselho Nacional de Educação (2006-2014), onde exerceu a vice-presidência da Câmara de Educação Básica (2012-2014).
Nomeada pela presidenta Dilma Rousseff, foi membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, indicada para compor sua Comissão Executiva. Em maio de 2016, a Presidenta Dilma Rousseff a nomeou para um novo mandato.
Nas eleições de outubro de 2018, foi eleita deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT), assumindo seu mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em 15 de março de 2019.
Deputada estadual, eleita em 2018 com 87.169 votos, presidiu a Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa. É também presidenta da APEOESP – Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo de São Paulo. É membro da Executiva Nacional da CUT – Central Única dos Trabalhadores e foi secretária geral da CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação.
Integrou o Fórum Nacional de Educação e integra o Fórum Estadual de Educação/SP. Organizou o 1º Seminário Internacional sobre Avaliação da Educação, com participação do Chile, Argentina, Equador, Portugal e França.
Integrou as Comissões Organizadoras Nacionais da Conferência Nacional da Educação Básica (CONEB), Conferência Nacional da Educação (CONAE) de 2010 e Conferência Nacional de Educação (CONAE) de 2014. É membro da Rede de Pesquisa da Internacional da Educação (IE).
Como Conselheira do Conselho Nacional de Educação elaborou pareceres e resoluções, homologados pelos ministros da Educação Fernando Haddad e Aloizio Mercadante. Participou de dezenas de seminários, congressos e conferências nacionais e internacionais sobre Educação, atuando também como palestrante. Tem diversos artigos em publicações como Folha de São Paulo, Estadão, Le Monde Diplomatique, Viomundo e Brasil247.
Atualmente exerce o mandato de deputada estadual na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, onde presidiu a Comissão de Educação e Cultura.