Mais de 140 pessoas compareceram ao Congresso Municipal do Orçamento Participativo 2023, promovido pelo Governo do prefeito Luciano Almeida (PP), na última semana, no Barracão 14 do Engenho Central. O evento foi marcado pela expressiva participação dos cidadãos piracicabanos, que tiveram a oportunidade de discutir e contribuir para o planejamento do orçamento da cidade para o próximo ano.
Durante o Congresso, foram eleitos os novos membros da Comissão Coordenadora Paritária do Conselho Municipal do Orçamento Participativo (Comop) para o biênio 2023/2024. Além disso, foram escolhidas 10 demandas de investimento em obras públicas indicadas por região. Agora, a Prefeitura, por meio de suas secretarias, irá avaliar a viabilidade técnica e orçamentária para a execução dessas demandas, divulgando posteriormente quais serão contempladas.
O prefeito Luciano Almeida enfatizou que o modelo oferecido pelo Orçamento Participativo é a forma mais direta e democrática de atender aos anseios da população. Ele ressaltou a importância de ouvir os moradores de cada bairro, pois são eles que conhecem os problemas reais de suas regiões. A proximidade com as associações e entidades organizadas é fundamental para que as demandas sejam levadas em consideração, trabalhando em conjunto por uma Piracicaba melhor.
O evento contou com a participação dos secretários municipais e vereadores, que estiveram presentes para ajudar os moradores a tirarem dúvidas e escolherem as obras prioritárias para suas regiões. Carlos Beltrame, secretário de Governo, destacou a seriedade e comprometimento da Administração Luciano Almeida na condução desse processo, e ressaltou a importância da participação da sociedade, afirmando que o Congresso Municipal foi uma verdadeira festa da democracia.
Os delegados eleitos para o Comop, biênio 2023/2024, foram anunciados, representando diferentes regiões da cidade. A participação dos moradores na indicação das obras prioritárias em suas respectivas regiões reforça a importância do engajamento da população para garantir melhorias e benfeitorias em seus bairros.
Delegados eleitos:
José Luis Teodoro (Santa Rosa)
Angêlo Marcos Vieira Costa (Pq. Monte Rey)
Sandra Perina (Ondinhas)
José Gastão (Santa Clara)
Cintia Silva Alves (Piracicamirim)
Carlos Fernando Vieira da Costa (Nova América)
Daniel Christofoletti (Santa Olímpia)
Jaqueline Grigolon (Tupi)
Suplentes:
Joares de Oliveira (Bosques do Lenheiro)
Rodrigo Perina de Souza (Santa Terezinha)
Marcia Aparecida Furlanetto (Ondinha)
Marta Silva (Monte Feliz)
Vinício Eduardo Gonçalves (Piracicamirim)
Claudinei Henrique dos Santos (Nova América)
Daiane Aparecida Alvez (Rural)
Julio Pupim (Campestre)