O Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) 10, sediado em Piracicaba, mais uma vez se destacou ao conduzir duas operações bem-sucedidas, combatendo crimes na região na última semana. As ocorrências, divulgadas em nota oficial e enviadas ao PIRANOT, envolveram a adulteração de sinais identificadores e a posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, demonstrando a eficiência do trabalho realizado pelo batalhão.
Na primeira ocorrência, registrada na quinta-feira (13), por volta das 20h50, na Rua Zuleika Rodrigues da Silva, no bairro Parque das Nações, em Sumaré, uma equipe do BAEP 10 estava em patrulhamento quando avistou dois indivíduos em atitude suspeita. Ao perceberem a presença policial, os suspeitos entraram em uma residência próxima. Com a autorização do proprietário, os policiais realizaram uma busca no local e constataram que os indivíduos eram filhos do morador.
Durante a vistoria, os policiais notaram uma motocicleta com a placa de uma Honda CG 150, produto de roubo ocorrido em setembro de 2022. No entanto, a placa não correspondia ao veículo em verificação. Após pesquisas minuciosas, foi constatado que a motocicleta averiguada era uma Honda CG 125, de cor verde, com a placa relacionada como baixa permanente, proveniente do estado de Minas Gerais. Diante dos fatos, um dos indivíduos foi conduzido ao plantão de Sumaré, onde foi autuado em flagrante pela infração do artigo 311 do Código Penal, que trata de adulteração de sinais identificadores. O acusado permanece à disposição da justiça.
Como resultado da operação, além da prisão do suspeito, os policiais apreenderam a motocicleta Honda CG125 e uma placa de veículo.
Já na segunda ocorrência, registrada na sexta-feira, por volta das 16h35, na Rodovia dos Bandeirantes, no quilômetro 144, sentido sul, bairro Morro Alto, em Limeira, uma equipe do BAEP 10 tomou conhecimento de que um veículo estava sendo utilizado por criminosos para praticar furtos em farmácias da região central de Limeira.
Durante o patrulhamento, os policiais avistaram o veículo mencionado e procederam com a abordagem no quilômetro 144 da Rodovia dos Bandeirantes, sentido sul. No momento da abordagem, duas pessoas estavam no veículo. Durante as buscas pessoais, nada de ilícito foi encontrado, porém, durante a busca veicular, os policiais localizaram diversos produtos farmacêuticos. No porta-luvas do veículo, encontraram uma arma de fogo do tipo revolver calibre .32 LONG, sem numeração, acompanhada de duas munições intactas.
Diante dos fatos, os ocupantes do veículo foram presos em flagrante e tiveram seus direitos constitucionais resguardados. Posteriormente, foram encaminhados ao Plantão Policial de Limeira, onde o Delegado de Plantão elaborou o boletim de ocorrência de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, de acordo com o artigo 16 da lei 10.826, e furto, conforme o artigo 155 do Código Penal.
Como resultado dessa operação, os policiais do BAEP 10 conseguiram apreender uma arma de fogo, além de diversos produtos cosméticos e farmacêuticos.