Gavião Asa-de-Telha, extremamente raro, é fotografado em Piracicaba (SP)





O fotógrafo piracicabano Gustavo Alves de Oliveira, conhecido por seu trabalho no projeto Caminho do Mosteiro, capturou na Rua do Porto, em Piracicaba, imagens de um raro gavião-asa-de-telha. As fotos foram compartilhadas com o PIRANOT.





De acordo com o fotógrafo, há suspeitas de que a ave possa ter escapado de uma gaiola. Gustavo observou que o gavião apresentava anéis, indicando que possivelmente tenha sido criado em cativeiro. “Pode ser que ele tenha fugido de alguma propriedade”, sugeriu.

O detalhe notável é que o gavião tinha dois anéis distintos, um de alumínio no lado esquerdo e um anel de ave de rapina no lado direito, conforme observado pelo fotógrafo. Eles são colocados pelos órgãos brasileiros na concessão de direito de criação em cativeiro.

O registro dessa rara aparição ocorreu no início deste mês, próximo às instalações desativadas da fábrica de tecidos Boyes. Gustavo e sua esposa estavam praticando esportes na região quando se depararam com essa impressionante criatura. O casal é conhecido por seu amor pela natureza e documenta suas aventuras pela zona rural da cidade em seu perfil no Instagram, @camufladosbikers.

Quanto ao valor da ave, Gustavo Alves estima que, no caso de um gavião, seu preço pode variar de R$ 2.800 (para o Gavião-asa-de-telha) a R$ 5 mil (para o Gavião-pedres).





Obrigado por ler este post!

Sair da versão mobile