A primeira tentativa do SBT de replicar o formato do “Hoje em Dia” originou-se do interesse de Sílvio Santos em obter ganhos financeiros semelhantes com a atração em 2008. Para isso, ele chegou a retirar da Record o vice-diretor da versão original, Ocimar de Castro, que era braço direito de Vildomar Batista, o diretor-geral.
Além de Ocimar, Sílvio recrutou Ellen Jabour da Globo, que atuava como repórter e co-apresentadora do “Vídeo Show”. Também contratou Claudete Troiano, um jornalista, e um culinarista pouco conhecidos.
O programa “Olha Você” estreou em 1º de setembro de 2008. O formato era de uma revista eletrônica, abordando notícias, variedades, previsão do tempo, culinária, entrevistas e prestação de serviços. Na época, Vildomar Batista afirmou que Silvio Santos queria replicar o projeto da atração matutina da Record e chegou a retirar alguns profissionais de sua equipe.
O apresentador do “Hoje em Dia”, Britto Jr., também na época, disse que torcia pelo programa do SBT, mas alertou que, se colocado contra o seu, “o bicho ia pegar”.
O “Olha Você” mal conseguiu superar no ar o tempo que ficou em planejamento. Sem atingir a audiência esperada, enfrentou uma crise interna, com desentendimentos entre os apresentadores, mudanças de horário e de formato. O programa saiu do ar em 6 de março de 2009, após apenas seis meses no ar, e várias reformulações.
O novo matinal do SBT já está em planejamento desde meados de julho e deve estrear só depois de janeiro. Ou seja, a emissora quer planejar muito bem o formato antes de levá-lo ao ar. Será que dessa vez vai dar certo?
Obrigado por ler este post!