A primeira turma do curso gratuito Agente de Informações Turísticas, oferecido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), em parceria com o Senac, concluiu os estudos com a apresentação de projetos para fomento do turismo de Piracicaba. Foram ao todo 25 alunos formados, que tiveram 200 horas/aulas de temáticas como atendimento a turistas, infraestrutura de apoio ao turismo no contexto local e comunicação com clareza, objetividade, dinamismo e cortesia.
Os projetos apresentados na aula final do curso abordaram o turismo pedagógico, a cultura “caipiracicabana”, a história de mulheres que contribuíram para a construção e desenvolvimento da cidade, um aplicativo mobile sobre turismo e serviços e um site com informações dos eventos e roteiros turísticos do município.
Para Edison Ricardo Vicentin, um dos estudantes do curso e que já possui formação profissional de guia de turismo, as aulas contribuíram para a troca de experiências e consequente aprendizagem. “Achei ótima essa iniciativa da Prefeitura em parceria com o Senac. O curso faz com que passemos a ver a cidade de uma maneira mais ampla em todos os sentidos, também com que nos reconectemos com nossas raízes e assim renasça um sentimento de cuidar, zelar e se doar para a cidade e comunidade onde se vive”, comentou.
Quem também aprovou a iniciativa foi a aluna Maria Elisa Nogueira, que atualmente trabalha como massoterapeuta. “Foi muito enriquecedor. O curso nos trouxe um conhecimento pessoal, teórico e prático sem igual. Com certeza me dá mais chances de empregabilidade na cidade, porque também quero seguir na área do turismo e já estou pensando em fazer outros cursos voltado para o setor”, disse.
“O curso de agente de informações turísticas foi mais um projeto de capacitação que realizamos este ano. Os programas oferecidos pela Prefeitura têm tido ótima adesão e interesse dos participantes. É fundamental para o município ter profissionais qualificados e os projetos apresentados pelos alunos demonstram que estão tendo uma ótima formação e poderão contribuir com o turismo de Piracicaba”, falou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Freire.