Estado volta IML no Jardim Primavera até UBS ser adaptada para recebê-lo em Piracicaba

Acordo entre Estado e Prefeitura teve mediação de Helinho Zanatta, vice-presidente da Alesp.

Foto: Wagner Romano / PIRANOT





Agora são 16h57. O PIRANOT entra em plantão para informar que a classe política junto com outras autoridades locais e estaduais, em reunião nesta tarde (10), decidiram por voltar o IML de Piracicaba para o Jardim Primavera até que a Prefeitura de Piracicaba escolha uma Unidade Básica de Saúde da cidade que o Estado de São Paulo terá que adaptar para operar como IML por aproximadamente um ano, mantendo na metrópole os serviços.





A transferência do IML para Americana seria concluída hoje e foi parada após uma onda de críticas da sociedade, abismada com o fato. O Estado recuou, mas já tinha contratado a reforma que tem data para começar já nos próximos dias.

Em nota ao PIRANOT, Helinho Zanatta falou sobre o assunto.

Leia na íntegra o documento:

Em uma reunião liderada pelo deputado estadual Helinho Zanatta (PSD), foi decidido que o Instituto Médico Legal (IML) em Piracicaba retomará todas as suas operações na antiga sede localizada na Avenida Castelo Branco, nº 525, no Jardim Primavera.

Os serviços clínicos do IML foram temporariamente realocados para outro endereço, mas agora serão totalmente restaurados à localização anterior. A intervenção veio após a prorrogação, a pedido de Helinho Zanatta, dos serviços do necrotério do IML até uma data mais próxima ao início das obras de reforma da unidade local.

Durante a reunião, que contou com a presença de autoridades como o diretor do IML, Dr. Vladimir Alves dos Reis, o diretor do Centro de Perícias e o médico-legista Dr. Enrico Andrade, Helinho Zanatta confirmou que todos os serviços do IML retornarão à sua sede original.

“Vamos manter o atendimento de clínica médica, de necrotério, de cautelares, respeitando toda aquela condição da cadeira de segurança que a lei exige e vamos providenciar a reforma ou reestruturação de nosso prédio do IML para poder atender cada vez melhor a população. Enquanto isso, os exames ficarão todos na cidade de Piracicaba. Vamos utilizar uma UBS em um ponto de fácil acesso, um prédio preparado para atender toda a população,” afirmou o diretor do IML, Dr. Vladimir Alves dos Reis.

Helinho Zanatta agradeceu a união de esforços entre representantes de funerárias, a Prefeitura, o Ministério Público do Estado e o governo estadual para manter os serviços na cidade. Ele destacou a sensibilidade e apoio do governador Tarcísio de Freitas, do secretário de Segurança do Estado, Capitão Guilherme Derrite, e de outras autoridades que colaboraram para manter todos os serviços do IML em Piracicaba.

A iniciativa visa garantir a continuidade dos serviços essenciais à população, enquanto se trabalha em conjunto com a prefeitura e o Estado para viabilizar um local adequado durante o período de reforma da unidade do IML. Helinho Zanatta ressaltou a importância da colaboração de todas as partes envolvidas na preservação desses serviços cruciais para a comunidade.





Obrigado por ler este post!

Sair da versão mobile