Após a conquista da Liga dos Campeões sendo um dos principais jogadores ao lado de Jude Bellingham e Toni Kroos, o brasileiro Vinicius Júnior se tornou um dos principais jogadores para guiar o Brasil em uma conquista de Copa América. Caso alcance este feito como protagonista, isso o tornaria também, um dos favoritos para vencer o Ballon d’Or. No entanto, será que ele está pronto para isso?
Temporada de sucesso no Real Madrid
Vinicius Junior foi anunciado no Real Madrid em 2017, quando tinha apenas 16 anos, e desde então, justificou o alto investimento do clube espanhol ao se firmar como titular e uma das principais referências da equipe ao longo dos últimos três anos.
Vinicius Junior optou pelo Real Madrid, que disputava sua contratação com o rival Barcelona. Ele foi vendido por 45 milhões de euros (aproximadamente R$245 milhões na cotação atual). O jovem talento permaneceu no Flamengo até completar 18 anos em 2018, quando se mudou definitivamente para a Europa. Inicialmente, ele jogou cinco partidas pelo Real Castilla, o time B do Real Madrid, onde marcou quatro gols, antes de se estabelecer na equipe principal.
Marcador do gol decisivo na final da Champions League deste ano, o camisa 7 do Real Madrid já disputou 264 partidas pelo clube, com 84 gols e 54 assistências em seu nome. Nesse meio tempo, Vini ganhou a Liga dos Campeões duas vezes (2022 e 2024), o Mundial de Clubes também duas vezes (2018 e 2022); o Campeonato Espanhol em três oportunidades (2020, 2022 e 2024); a Copa do Rei uma vez (2023); a Supercopa da Europa uma vez (2022) e a Supercopa da Espanha três vezes (2020, 2022 e 2024).
Tendo vivenciado um ano mágico em 2024, existem muitas possibilidades de ele ser eleito o melhor jogador do mundo desta temporada, tanto que em muitas casas de apostas, como na in2brasil.com: Vini jr é um dos mais cotados. Mas claro, é necessário ter cautela, visto que estão sendo realizadas a Copa América e a Eurocopa.
Mais liberdade sem Neymar
Com Neymar indo jogar na Arábia Saudita e estando atualmente lesionado, o atacante do Real Madrid ganhou mais destaque em relação à Seleção Brasileira. Embora Ney seja o maior artilheiro com a camisa do Brasil, tendo anotado 79 gols, ele, de certa forma, nunca foi uma unanimidade entre os torcedores, que sempre cobraram mais efetividade e posicionamento do atleta.
Já Vinicius Júnior, para muitos, não tem o talento que Neymar possui, no entanto, para esses mesmos torcedores ele tem algo que o diferencia: uma mentalidade única, de campeão, que o faz querer ser melhor a cada momento. E, é nessa mentalidade e também em seus posicionamentos humanitários que a torcida brasileira acredita. Sendo assim, Vini tem potencial de conquistar essa Copa América sendo um dos principais heróis do time.
Não mais apenas um Júnior – A idade certa para fazer a melhor Copa América de todos os tempos
Messi ganhou seu primeiro título com a seleção argentina em 2021, quando tinha 32 anos. Cristiano Ronaldo, por sua vez, conquistou seu primeiro troféu por Portugal com 31 anos. Neymar foi mais precoce que ambos, conquistando uma Copa das Confederações aos 21 anos de idade.
A final da Copa América de 2024 será realizada no dia 15 de julho, e caso o Brasil esteja nessa disputa, Vinicius Júnior terá acabado de completar 24 anos, visto que seu aniversário é no dia 12 de julho. Embora não exista uma idade certa para ser campeão, Vini almeja esse título, visto que seu desempenho no torneio pode influenciar na decisão de uma conquista pessoal: o Ballon d’Or.
Com tanto potencial e sem Neymar ao seu lado, Vini terá uma responsabilidade ainda maior no time brasileiro, pois exercerá um papel de liderança no sistema ofensivo da seleção. Sendo assim, espera-se que ele, mesmo com a pouca idade, comande o Brasil rumo ao seu décimo título de Copa América.