A Polícia Federal de Piracicaba, no interior paulista, deflagrou na manhã desta quinta-feira (25), a Operação Honra ao Mérito, com o objetivo de combater a comercialização e o uso de diplomas falsos pelas redes sociais. As investigações começaram após um indivíduo se registrar no Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo utilizando um diploma de curso superior e histórico escolar falsificados.
A operação, conduzida pela Delegacia de Polícia Federal em Piracicaba, resultou no cumprimento de três mandados de busca e apreensão nos municípios de Capivari e Rafard. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Piracicaba.
Durante as diligências, os policiais apreenderam celulares e HDs. Todo o material será submetido à perícia técnica criminal para dar continuidade às investigações.
Os investigados poderão ser indiciados pelos crimes previstos nos artigos 297 e 304 do Código Penal, que tratam, respectivamente, de falsificação de documento público e uso de documento falso. As penas máximas combinadas podem chegar a doze anos de prisão.