A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba promoverá, no próximo dia 06 de novembro, uma roda de conversa para relembrar os 60 anos do desabamento do Edifício Luiz de Queiroz, conhecido como Comurba, uma das maiores tragédias já registradas na cidade. O evento será realizado no Museu Prudente de Moraes, das 14h às 17h, e contará com a participação de especialistas e testemunhas do desastre.
O debate faz parte das ações de difusão cultural da Escola do Legislativo e é direcionado a profissionais, pesquisadores, estudantes e o público em geral interessados em revisitar esse episódio marcante na história de Piracicaba. As inscrições para o evento podem ser feitas até o dia 4 de novembro por meio do site da instituição.
Durante o encontro, os aspectos históricos e sociais do desabamento serão discutidos por nomes como Áurea Amélia Pitta Rocha, professora e artista plástica, Bruno Didoné de Oliveira, servidor público, Edson Rontani Júnior, jornalista premiado, Epaminondas Sansígolo de Barros Ferraz, engenheiro agrônomo, Rubens Vitti, ex-funcionário público da Câmara de Piracicaba, e Waldemar Romano, cirurgião-dentista e ex-vereador. Os convidados trarão diferentes perspectivas sobre o impacto da tragédia, enquanto o vereador Pedro Kawai (PSDB), diretor da Escola do Legislativo, será o responsável pela mediação do debate.
O desabamento do Comurba, ocorrido há seis décadas, vitimou dezenas de pessoas e deixou marcas profundas na cidade. O evento, que terá relatos pessoais de quem viveu a tragédia, visa a preservar a memória do fato e gerar uma reflexão sobre seus efeitos históricos e sociais.
O encontro também integra a Campanha da Solidariedade, e os participantes estão convidados a doar um litro de leite no dia do evento.
As inscrições são gratuitas, e o evento será uma oportunidade para os interessados em conhecer mais sobre um dos momentos mais trágicos da história de Piracicaba e suas consequências na formação urbana e social da cidade.