Zanatta anuncia secretariado técnico e diz que tarefa é consertar o que está errado; veja o perfil deles





Foto: Wagner Romano / PIRANOT

Nesta sexta-feira, dia 20, o prefeito eleito de Piracicaba, Helinho Zanatta (PSD), cumpriu o que prometeu na campanha ao anunciar um secretariado técnico. “Escolhi um time de pessoas com currículo técnico e conhecimento da área”, disse o prefeito eleito. “A tarefa de cada um é consertar o que está errado e melhorar o que está funcionando direito”, reforçou Helinho Zanatta.

Helinho Zanatta apresentou os secretários numa entrevista coletiva num hotel da cidade. O deputado estadual Alex Madureira (PL) participou do anúncio do secretariado. Ele terá um papel vital na gestão, reforçando a ponte entre a Prefeitura e o governo de São Paulo. Na campanha, o governador Tarcísio apoiou Helinho e prometeu uma forte parceria com Piracicaba.

O perfil técnico dos secretários está evidente nos cargos responsáveis por resolver os dois principais temas da campanha deste ano: saúde e água. Para a Saúde, o prefeito eleito convidou o seu vice, o doutor Sérgio Pacheco. Médico cardiologista e intensivista, Pacheco já dirigiu vários serviços de saúde em São Paulo, Piracicaba e São Pedro.





O Presidente do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) será Ronald Pereira. Ele foi diretor-geral do SAAE (de 2017 a 2019 e de 2021 a 2022), em Sorocaba. No Estado, foi diretor no DAEE (de 2019 a 2020) e atuou na Sabesp (de 2020 a 2021), contribuindo diretamente na despoluição do Rio Pinheiros.

Outra secretaria com alta demanda da população, a da Educação, também terá um perfil técnico: Juliana Vicentini, formada em Pedagogia e Letras, com mais de 20 anos de experiência na rede estadual. Além de Juliana Vicentini, Helinho Zanatta terá outras cinco mulheres no primeiro escalão da Prefeitura.

A Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social será Fernanda Varandas, doutora em Serviço Social, com dois livros sobre o tema. A Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico será Thaís Fornicola, executiva com mais de 20 anos de experiência no setor de energia renovável e consultoria, reconhecida pela Forbes como uma das 100 Mulheres Poderosas do Agronegócio.

A secretária de Finanças será Karla Lovato e a secretária de Administração, Miriam Lidia Ferreira. A primeira-dama Valkiria Callovi responderá pelo Fundo Social de Solidariedade. Ela é Graduada em Serviço Social, Pedagogia e Filosofia.

O Secretário Municipal de Obras e Zeladoria será Luciano Celêncio, formado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Piracicaba, com especializações em Edificações, Perícias Judiciais, Saneamento e Pavimento. Meio Ambiente ficou com Marcos Bucci, biólogo e mestre em Engenharia de Saneamento Ambiental pela Universidade Mackenzie, com 37 anos de experiência no setor ambiental.

A Habitação vai ser comandada por Álvaro Saviani, graduado em Administração e pós-graduado em Finanças e Controladoria pela EEP/FUMEP.  O engenheiro agrônomo Mauricio Perissinotto será o Secretário de Agricultura e Abastecimento. Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ/USP, doutor em Agronomia, ele atua, desde 2008, na Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. O Secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras será Roger Carneiro e a Secretaria Municipal de Ação Cultural ficou com Carlos Beltrame.

O ex-delegado de Polícia Haroldo Fernando Amaral será o Corregedor Geral e o Procurador Geral será o advogado Marcelo Magro Maroun, com 30 anos de experiência e especialista em Direito Ambiental, Público, Administrativo e Licitações. Maroun também lidera o Conselho Deliberativo do Esporte Clube XV de Novembro. Completam o time o secretário de Governo João Victor Blasco e Francisco Duarte, que ocupará a Chefia de Gabinete.

Helinho Zanatta afirmou que todos têm de priorizar o resultado na ponta, para a população de Piracicaba. “A nossa percepção, como cidadão, era a mesma da maioria da população de que há muitos problemas antigos a serem desenrolados”, disse ele, lembrando da fila da saúde e da falta de água. “Temos agora a grande responsabilidade de fazer mudanças estruturais importantes e todos os secretários precisam oferecer uma gestão de resultados, que é o que a população espera”.

Perfil

PERFIL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS

 

Graduada em Serviço Social, Pedagogia e Filosofia. Atuou como Diretora de Escola Filantrópica, como Professora do Estado, Vereadora, Secretária de Governo de Charqueada e Presidente de diversos Conselhos Municipais.

Médico, formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 2003, com especialidade nas áreas de Cardiologia, Terapia Intensiva e Medicina de Trânsito.

Além da experiência na área médica, foi responsável pela Cardiologia Clínica no Hospital Nossa Senhora da Penha, em São Paulo; coordenador da equipe de hospitalistas no Hospital dos Fornecedores de Cana; médico diarista da UTI 1 do Hospital Santa Isabel da Santa Casa de Piracicaba; coordenador das UTIs Covid da Santa Casa de Piracicaba; coordenador e diarista da UTI da Santa Casa de São Pedro; diretor técnico da Santa Casa de São Pedro; preceptor da Residência de Cardiologia pela Prefeitura Municipal de Piracicaba; preceptor da Residência de Clínica Médica pela Universidade Anhembi Morumbi; preceptor do internato médico da Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente, é membro do Conselho de Administração da UNIMED Piracicaba e da Comissão de Ética Médica da Santa Casa de Piracicaba. Foi eleito vice-prefeito para a gestão 2025-2028 junto com Helinho Zanatta recebendo o total de 106.399 votos.

Educadora com mais de 20 anos de experiência na Rede Estadual de Ensino de São Paulo, é Graduada em Letras e Pedagogia e possui especializações em Educação Especial e Gestão do Currículo pela UNESP e USP. Atualmente, atua como Diretora Escolar, liderando equipes com foco em inovação, inclusão e desenvolvimento integral dos alunos. Anteriormente, foi Vice-Diretora e Coordenadora Pedagógica, destacando-se na capacitação de educadores e implementação de projetos pedagógicos.

Com mais de 17 anos de experiência em gestão no setor de derivados de petróleo, destacou-se no serviço público municipal e estadual, especialmente na área de saneamento. Em Sorocaba, foi diretor-geral do SAAE (de 2017 a 2019 e de 2021 a 2022), liderando a construção da moderna ETA Vitória Régia, utilizando o método moderno do uso do ozônio para desinfecção. No Estado, foi diretor no DAEE (de 2019 a 2020) e atuou na Sabesp (de 2020 a 2021), contribuindo diretamente na despoluição do Rio Pinheiros.

Formado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Piracicaba, com especializações em Edificações, Perícias Judiciais, Saneamento e Pavimento. Atua em projetos industriais, comerciais, residenciais, parcelamento de solo, execução de obras, orçamento, avaliações e gestão pública. Foi Diretor Técnico na Stigma Engenharia (2000 à 2020) e Assessor de Políticas Públicas na Prefeitura de Piracicaba (2021 à 2022). Atualmente, cursa Arquitetura e Urbanismo e possui ampla experiência em consultoria, perícias e assessoria em engenharia, com forte atuação na região de Piracicaba.

Assistente social, mestre, doutora e pós doutora em Serviço Social, com enfoque em Gestão da Política de Assistência Social. Diretora Estadual da Proteção Social Básica da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social. Professora na graduação e pós graduação. Escritora lançando duas obras, sendo a primeira em 2019 intitulada “Rede Socioassistencial: o vazio de fazer e não acontecer” e a segunda lançada em 2023 com o tema “Gestão do SUAS: convergências, divergências e perspectivas no cenário atual”.

Biólogo e mestre em Engenharia de Saneamento Ambiental pela Universidade Mackenzie, possui 37 anos de experiência no setor ambiental, com ênfase em remediação de áreas contaminadas e auditoria ambiental. Atuou na CETESB por 23 anos, exercendo cargos de liderança, como assessor técnico e ouvidor na Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo. Sócio-proprietário da SR2A desde 2013, destaca-se na consultoria estratégica e mediação entre governo e setor privado. Especialista em licenciamento ambiental, possui vivência internacional e contribuições relevantes em políticas ambientais.

Graduado em Administração e pós-graduado em Finanças e Controladoria pela EEP/FUMEP, cursa atualmente Direito na FATEP. Atuou por dez anos como Assessor Parlamentar na Câmara Municipal de Piracicaba e, nos últimos dois anos, ocupou os cargos de Assessor Especial de Projetos; Assessor de Gestão de Projetos de Obras, Planejamento, Gestão Territorial e Habitação, além de Assessor de Gestão em Projetos de Saúde e Políticas Públicas na Prefeitura Municipal de Piracicaba.

Executiva com mais de 20 anos de experiência no setor de energia renovável e consultoria. Engenheira elétrica pelo Instituto Mauá, liderou transformações em operações agroindustriais, governança corporativa, projetos e sustentabilidade. Foi responsável por liderar mais de 3.000 pessoas em uma mudança cultural, alcançando resultados operacionais e financeiros expressivos. Reconhecida pela Forbes como uma das 100 Mulheres Poderosas do Agronegócio, destaca-se pela formação de equipes de alta performance, comunicação transparente e foco em diversidade e inclusão.

Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ/USP (2001), Mestre e Doutor em Agronomia, com concentração em Física do Ambiente Agrícola, tendo concluído parte do Doutorado na Universidade de Évora, Portugal. Desde 2008, atua na Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo pela CATI, com destaque em assistência técnica e extensão rural. Trabalhou na sede em Campinas por 7 anos, na Casa da Agricultura de São Pedro por 6 anos e como Diretor Técnico Regional em Piracicaba por 3 anos.

Formado em Administração de Empresas, possui ampla experiência em políticas públicas, assistência social e esportes. Atuou como Secretário de Esporte e Lazer em Capivari, onde destacou-se na captação de recursos e organização de eventos esportivos. Em Piracicaba, foi Gerente de Projetos e Assessor Especial, elaborando projetos aprovados em nível federal e estadual, como “Guardiões da Água” e “Amigos do Tatame”. Especialista em captação de recursos, gestão de equipes e coordenação de eventos, fortaleceu políticas públicas por meio de parcerias estratégicas e capacitações.

Graduado em Tecnologia Mecânica pela UNIMEP. Com ampla experiência na gestão pública e associativa, foi Secretário Municipal do Trabalho e Renda, Secretário de Governo e atualmente é Secretário da Ação Cultural. Atuou como gerente na ACIPI e no Sincomercio Piracicaba, além de ser diretor do Centro do Comércio do Estado de São Paulo. Coordenou o COMIT-PcD e foi membro da Oscip Pira 21 e da Guarda Mirim de Piracicaba.

Contadora com mais de 30 anos de experiência no setor público, atuando na Prefeitura de São Pedro e no SAAESP. Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista, está cursando MBA em Finanças e Controladoria na USP-ESALQ. Especialista em planejamento orçamentário, prestação de contas e controle interno, possui vasta formação complementar em gestão pública e adequação a novas legislações fiscais. Comprometida com a transparência e eficiência, busca promover estabilidade fiscal e desenvolvimento sustentável por meio de uma gestão financeira responsável.

Bacharel em Economia pela ESALQ/USP, possui ampla experiência em finanças empresariais, inovação e desenvolvimento de novos negócios. Nos últimos 10 anos, atuou no Instituto Pecege, onde liderou iniciativas estratégicas nessas áreas. É fundador e conselheiro da WBGI, um fundo de investimento focado em empresas de tecnologia e biotecnologia voltadas à cadeia do agronegócio, com significativa atuação em Piracicaba, destacando-se pelo estímulo ao empreendedorismo e à inovação no município.

Advogada e assessora parlamentar com mais de 30 anos de experiência profissional. Formada em Direito pela UNIMEP, atua nas áreas de Direito Civil, Contratual, Imobiliário, Eclesiástico e Aeronáutico. Foi consultora jurídica para empresas, organizações religiosas e terceiro setor. Desde 2011, trabalha como assessora parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo, participando de campanhas políticas estaduais e municipais. Miriam é reconhecida por sua experiência jurídica e habilidade em atender demandas comunitárias e institucionais, unindo advocacia e política de forma eficaz.

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Alta Paulista (FADAP) de Tupã/SP,

exerceu a função de Policial Militar no estado de São Paulo nos anos de 1979 até 1991. Deixou a corporação militar no posto de Primeiro Sargento PM, comandante de Guarnição de Incêndio e Salvamento na cidade de Tupã/SP.

Exerceu a função de Delegado de Polícia Civil do Estado de São Paulo entre os anos de 1991 a 2019, tendo atuado na cidade de São Paulo, Piracicaba e Delegacias da Sub Região.

Atualmente, é Advogado e atua nas áreas criminal e processo administrativo sancionador.

Advogado com 30 anos de experiência e especialista em Direito Ambiental, Público, Administrativo e Licitações. Sócio fundador do Maroun Advogados Associados, atua como Procurador Jurídico em Piracicaba, onde já foi Procurador Chefe. Presidiu comissões de licitações e sindicância no município e é Presidente da Primeira Câmara Correcional da Corregedoria de Piracicaba. Com ampla atuação assistencial, também lidera o Conselho Deliberativo do Esporte Clube XV de Novembro. Seu compromisso é aliar excelência jurídica à cidadania.

Bacharel em Direito e Administração, Técnico em Contabilidade e Jornalista, é pós-graduado com MBA em Ciências Políticas e Gestão Pública. Com ampla experiência no setor público, foi Secretário Municipal de Governo e atualmente atua como Chefe de Gabinete Parlamentar do Prefeito Helinho Zanatta na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Reconhecido por sua expertise em gestão política e administrativa, é comprometido com resultados estratégicos e a excelência no serviço público.





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