Pular para o conteúdo
quarta-feira, abril 8
Publicidade
Piracicaba (SP)

Zanatta envia para a Câmara reforma administrativa com redução de até 41% nos cargos comissionados e de confiança em Piracicaba

· 3 min de leitura · Por Júnior Cardoso
Piracicaba-Helinho-Zanatta-em-reuniao-com-secretarios-municipais-640x427.jpg" alt="" width="640" height="427" srcset="https://piranot.com.br/wp-content/uploads/2025/01/O-prefeito-de-Piracicaba-Helinho-Zanatta-em-reuniao-com-secretarios-municipais-640x427.jpg 640w, https://piranot.com.br/wp-content/uploads/2025/01/O-prefeito-de-Piracicaba-Helinho-Zanatta-em-reuniao-com-secretarios-municipais-300x200.jpg 300w, https://piranot.com.br/wp-content/uploads/2025/01/O-prefeito-de-Piracicaba-Helinho-Zanatta-em-reuniao-com-secretarios-municipais-1536x1024.jpg 1536w, https://piranot.com.br/wp-content/uploads/2025/01/O-prefeito-de-Piracicaba-Helinho-Zanatta-em-reuniao-com-secretarios-municipais-2048x1365.jpg 2048w, https://piranot.com.br/wp-content/uploads/2025/01/O-prefeito-de-Piracicaba-Helinho-Zanatta-em-reuniao-com-secretarios-municipais-150x100.jpg 150w, https://piranot.com.br/wp-content/uploads/2025/01/O-prefeito-de-Piracicaba-Helinho-Zanatta-em-reuniao-com-secretarios-municipais-450x300.jpg 450w, https://piranot.com.br/wp-content/uploads/2025/01/O-prefeito-de-Piracicaba-Helinho-Zanatta-em-reuniao-com-secretarios-municipais-1200x800.jpg 1200w, https://piranot.com.br/wp-content/uploads/2025/01/O-prefeito-de-Piracicaba-Helinho-Zanatta-em-reuniao-com-secretarios-municipais-768x512.jpg 768w" sizes="(max-width: 640px) 100vw, 640px" />
Foto: CCS

O prefeito Helinho Zanatta enviou à Câmara Municipal, nesta terça-feira (2), dois Projetos de Lei que visam reestruturar a administração pública da Prefeitura de Piracicaba e do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto). A proposta busca atender decisões judiciais que declararam inconstitucionais diversos cargos na estrutura municipal e da autarquia, além de otimizar os recursos e tornar a gestão mais eficiente.

A nova estrutura administrativa da Prefeitura prevê a unificação de pastas, a extinção de cargos de agentes políticos e a redução significativa de funções gratificadas e comissionadas. Ao todo, 252 cargos serão extintos, dos quais 213 são comissionados e 39 são funções gratificadas que estavam sem preenchimento. A redução geral representa 25,4% dos cargos atualmente existentes.

Publicidade

O prefeito destacou que as mudanças são essenciais para garantir eficiência e cumprir as decisões judiciais. “A aprovação desses projetos é fundamental para que a gente possa cumprir os compromissos assumidos com a população, já que vão permitir uma administração mais eficiente e ágil tanto da Prefeitura quanto do Semae. Além disso, também asseguramos o cumprimento da decisão judicial”, afirmou Zanatta.

Mudanças no Semae

A reforma no Semae prevê uma redução ainda maior. Serão extintos 87 cargos comissionados, enquanto serão criados 25 novos cargos comissionados e 26 funções de confiança, totalizando 51 novos cargos. Isso resultará em uma redução líquida de 41,38% nos cargos da autarquia.

Publicidade

A reestruturação do Semae foi baseada em um estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), contratado durante a gestão anterior, e nas necessidades administrativas da autarquia.

Pedido de urgência

Zanatta pediu apoio da Câmara para que os projetos sejam votados e aprovados com urgência. Segundo ele, a reestruturação dará ao Executivo maior mobilidade para implementar políticas públicas e enfrentar os desafios da administração municipal.

“Esses projetos não apenas garantem o cumprimento das determinações judiciais, mas também são um passo essencial para a modernização e eficiência da gestão pública em Piracicaba”, afirmou o prefeito.

Impacto esperado

A reestruturação, além de atender às exigências judiciais, deverá gerar economia aos cofres públicos e modernizar os serviços prestados à população. A redução nos cargos comissionados e a criação de novas funções planejadas prometem melhorar a eficiência administrativa tanto na Prefeitura quanto no Semae.

Comunidade PIRANOT

Receba os plantões de Piracicaba e região direto no seu WhatsApp.

ENTRAR

Publicidade

A Câmara Municipal deve votar os projetos nos próximos dias. Caso aprovados, as novas estruturas administrativas entrarão em vigor imediatamente.

/* Menu/header hard-fix */
.navigation .menu, .smart-head .navigation .menu { display:flex !important; flex-wrap:wrap !important; align-items:center !important; }
.navigation .menu > li, .smart-head .navigation .menu > li { float:none !important; display:block !important; }
.navigation .menu > li > a, .smart-head .navigation .menu > li > a { line-height:1.2 !important; white-space:nowrap !important; }

/* Images fallback visual */
.post-thumb .img.bg-cover, .listing .media .img.bg-cover, .grid-post .img.bg-cover { min-height: 180px !important; background-position:center center !important; background-size:cover !important; }

Gostou desta noticia?

Inscreva-se para receber as principais do dia por email

Publicidade