A estudante piracicabana Juliana Zatarim, de 15 anos, ficou entre os seis vencedores do prêmio internacional “Cartas por Nossas Florestas e Oceanos”, promovido pelo Pulitzer Center.
Juliana, que estuda no Colégio Liceu, localizado no bairro Vila Rezende foi a única brasileira premiada no concurso, que incentivava participantes a escreverem cartas direcionadas a líderes mundiais sobre temas relacionados à preservação ambiental. A carta de Juliana foi endereçada à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e abordava as mudanças climáticas, propondo soluções para os desafios ambientais que o planeta enfrenta.
O Pulitzer Center, responsável pelo prêmio, é uma organização de jornalismo com sede em Washington, D.C., nos Estados Unidos. O concurso propunha a redação de cartas com até 500 palavras, inspiradas em reportagens publicadas no site do Pulitzer, nas categorias Florestas, Oceanos, Clima e Trabalho.
Os vencedores receberam um prêmio de 250 dólares americanos (aproximadamente R$ 1.500), destinados à implementação de ações ambientais nas comunidades em que os alunos vivem.