Um homem de 38 anos foi detido na manhã do último sábado (12) após reagir de forma agressiva a uma abordagem da Guarda Civil Municipal (GCM) na Praça José Bonifácio, no Centro de Piracicaba (SP).
De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), agentes da GCM, integrantes do Pelotão Ciclístico, notaram que o homem exalava odor característico de maconha enquanto estava sentado próximo a um banco da praça. A abordagem foi iniciada após a guarda perceber que ele havia colocado um auto de infração em um veículo estacionado de forma irregular, atitude considerada suspeita.
Ao ser abordado, o homem reagiu de maneira hostil, ofendendo os guardas municipais e afirmando que estava “apenas fumando maconha” e que “não seria preso por isso, já que no Brasil é liberado”. A equipe então deu ordem para que ele colocasse as mãos na cabeça para revista pessoal, o que foi recusado.
No momento em que um dos guardas tentou realizar a busca, o suspeito empurrou o agente ao solo e tentou fugir, sendo contido com o uso de força física. Diante da resistência e agressividade, foi requisitado exame no Instituto Médico Legal (IML), e o homem foi conduzido à delegacia.
Apesar da alegação de estar fumando maconha, nenhum cigarro ou substância ilícita foi encontrado com ele durante a revista. O caso foi registrado como desacato e resistência, e a ocorrência segue sendo investigada pela Polícia Civil.