A Prefeitura de Piracicaba publicou no Diário Oficial de ontem, 07/05, a abertura do concurso público nº 001/2025 para a contratação temporária de 120 professores substitutos. A seleção será organizada e aplicada pela Fundação Vunesp.
Serão disponibilizadas 70 vagas para professor substituto de Educação Infantil e 50 vagas para professor substituto de Ensino Fundamental. Ambos os cargos têm carga horária mensal de 150 horas e remuneração de R$ 26,62 por hora/aula.
As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.vunesp.com.br, a partir das 10h do dia 15/05 até às 23h59 do dia 13/06. A taxa de inscrição é de R$ 67,90.
A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 03/08. A avaliação será composta por 40 questões, sendo 10 de língua portuguesa, 10 de matemática e 20 de conhecimentos específicos (pedagógicos e legislação). A duração da prova será de 3 horas, com início às 8h para candidatos às vagas de Educação Infantil e às 14h para os de Ensino Fundamental.
Os requisitos mínimos para a vaga de professor substituto de Educação Infantil são: ensino médio completo na modalidade normal (Magistério) com formação em Educação Infantil; ou Curso Normal Superior com formação em Educação Infantil; ou Licenciatura em Pedagogia com formação em Educação Infantil.
Para professor substituto de Ensino Fundamental, os requisitos são: ensino médio completo na modalidade normal (Magistério) com formação nos anos iniciais do Ensino Fundamental; ou Curso Normal Superior com formação nos anos iniciais do Ensino Fundamental; ou Licenciatura em Pedagogia com formação nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
O processo seletivo reserva vagas para candidatos com deficiência (PcD) e candidatos autodeclarados afrodescendentes. São 4 vagas PcD e 14 afrodescendentes para Educação Infantil, e 3 vagas PcD e 10 afrodescendentes para Ensino Fundamental.
“Esse concurso para professores substitutos é muito importante para suprir carências temporárias, como licenças, afastamentos, auxílio às crianças com deficiência, entre outros casos, permitindo que essas lacunas sejam preenchidas rapidamente, garantindo a continuidade das atividades escolares”, explica Juliana Vicentin, secretária municipal de Educação.
/* Menu/header hard-fix */
.navigation .menu, .smart-head .navigation .menu { display:flex !important; flex-wrap:wrap !important; align-items:center !important; }
.navigation .menu > li, .smart-head .navigation .menu > li { float:none !important; display:block !important; }
.navigation .menu > li > a, .smart-head .navigation .menu > li > a { line-height:1.2 !important; white-space:nowrap !important; }
/* Images fallback visual */
.post-thumb .img.bg-cover, .listing .media .img.bg-cover, .grid-post .img.bg-cover { min-height: 180px !important; background-position:center center !important; background-size:cover !important; }
