Piracicaba (SP) deve enfrentar uma forte onda de frio nos próximos dias, com previsão de temperaturas mínimas podendo chegar a 7 °C, segundo dados do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro).
A queda acentuada nos termômetros está prevista para o final de maio, com o frio se intensificando principalmente nas madrugadas e nas primeiras horas da manhã. Durante as tardes, as temperaturas devem ser mais amenas, com máximas podendo alcançar os 26 °C — cenário típico do outono, marcado por grande amplitude térmica.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que uma frente fria deve atingir as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil nesta última semana de maio e início de junho. Um alerta classificado como de perigo foi emitido devido à previsão de queda significativa nas temperaturas hoje (28) e amanhã (29), com impacto nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, parte de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.
Um segundo aviso está previsto para os dias 29 e 30 de maio, abrangendo áreas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Acre.
As autoridades recomendam atenção redobrada com a saúde, especialmente de idosos, crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade. A Defesa Civil também alerta para a necessidade de doações de agasalhos e cobertores, e reforça a importância de manter-se informado por meio dos canais oficiais.