
O caso de maus-tratos a animais em Piracicaba (SP), que veio à tona nesta semana, teve novos desdobramentos na manhã deste sábado (31). Equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Polícia Civil permanecem no local, tentando realizar o resgate de cães em situação de abandono e insalubridade. A proprietária do imóvel se recusa a entregar os animais, o que obriga as autoridades a aguardar autorização judicial para ingresso forçado na residência.
Na manhã da última quinta-feira (29), a Polícia Militar já havia realizado o resgate de aproximadamente 60 animais, entre cães e gatos, no bairro Vila Sônia, também em Piracicaba. O caso chegou ao conhecimento das autoridades por meio de uma denúncia, após o Corpo de Bombeiros ser acionado para averiguar uma fumaça no local. Ao entrarem na residência, os agentes encontraram animais vivendo em ambiente insalubre, com acúmulo de fezes, forte odor e sinais evidentes de abandono. Na ocasião, a responsável pelo imóvel não foi localizada.
De acordo com informações obtidas durante a apuração, trata-se da mesma pessoa que foi denunciada em 2016 na cidade de Tatuí (SP) por manter dezenas de cães em más condições de saúde, higiene e alimentação. À época, o caso ganhou repercussão na imprensa e gerou grande mobilização por parte de organizações de proteção animal.
Até o momento, a equipe do CCZ permanece no imóvel em Piracicaba, onde a mulher agora se encontra, mas se recusa a entregar os animais voluntariamente. O caso está sob análise da Justiça, e um mandado judicial poderá autorizar a entrada forçada para o resgate definitivo dos animais. Mais informações serão divulgadas assim que houver nova movimentação no caso.