Estudantes de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) foram reconhecidos no Prêmio Ciência para Todos, uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura. Duas Etecs figuram entre as três vencedoras na categoria Ensino Médio.
O prêmio deste ano envolveu cerca de 110 escolas das redes municipal e estadual de São Paulo, além de Institutos Federais. Alunos e professores participaram de jornadas formativas sobre pesquisa e produção audiovisual.
A cerimônia de premiação ocorreu nesta quarta-feira (29), no Museu Catavento, em São Paulo.
Uma das vencedoras foi a Etec Bento Quirino, de Campinas. Os alunos Flávia Lemos Leonessa, Letícia Dalpoz Pereira e Leonardo Biancalana Ballesteros, sob orientação da professora Regina Morishigue Kawakami, criaram o FishVision, um submarino impresso em 3D que realiza a biometria de tilápias remotamente. O protótipo utiliza uma câmera e um sensor a laser para medir os peixes, aumentando a produtividade e protegendo o ecossistema ao evitar a captura de animais jovens.
“É um prêmio inédito para nós e para a escola, que está reconhecendo o nosso esforço no projeto e nossa dedicação nos estudos”, disse Flávia.
A Etec Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, também foi premiada. Heloísa Fernandes Cano, Lucas Tompson Oliveira e Rafael Santiago da Silva, orientados pelo professor Anderson Wilker Sanfins, desenvolveram o Neurync – Sistema de Auxílio para Neurodivergentes. O sistema visa facilitar a comunicação e diminuir a sobrecarga sensorial em sala de aula para alunos com dislexia e autismo. Ele permite que os estudantes enviem alertas discretos aos professores quando se sentem desconfortáveis, promovendo a inclusão.
“Esperamos que haja uma evolução significativa no desempenho escolar dos alunos neurodivergentes. Ao reduzir o estresse e a ansiedade entre esse público, a tecnologia desenvolvida pelos nossos alunos auxilia no aprendizado e conforto na escola”, afirmou o orientador.






