
Gilson Tietz, morador de Charqueada (SP), Região Metropolitana de Piracicaba, ficou ferido após entrar em luta corporal com uma onça-parda na manhã de ontem (5), no quintal de sua residência, no bairro Córrego da Onça, zona rural da cidade.
O morador é marido da vereadora local, Therezinha Tietz, e conseguiu se deslocar por conta própria até Piracicaba para receber atendimento médico. Segundo relato dele, a onça adulta, estava acuada em cima de uma árvore após ser perseguida por cinco cães de sua propriedade. Ao se aproximar dos animais, o felino o atacou.
Ele relatou que o animal tentou atingir seu pescoço várias vezes. Para se defender, ele colocou o braço à frente, momento em que o animal mordeu com força. A onça também chegou a atingir sua cabeça com mordidas.
O ataque só foi interrompido quando os cães reagiram, mordendo e atacando a onça, que então soltou o homem e fugiu para a mata. Ferido, Gilson dirigiu o próprio veículo até a Unimed Piracicaba, onde recebeu atendimento médico. O morador sofreu rompimento de ligamento no ombro, lacerações na perna (que precisaram de sutura) e diversos arranhões e hematomas pelo corpo.
Ainda de acordo com ele, o animal deveria estar estressado pois teria passado a noite inteira sobre a árvore no quintal, acuada pelos cães, além da hipótese de que o animal possa ser a mãe do filhote resgatado anteriormente no mesmo sítio pelo Pelotão Ambiental.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, a esposa de Gilson agradeceu a Deus, à equipe médica da Unimed e aos cães de estimação que salvaram a vida do marido.







