A semana se inicia com previsão de tempo instável e possibilidade de ventos fortes no litoral que se estende do Rio Grande do Sul ao Paraná. A Região Sul, após um fim de semana marcado por intensas precipitações, ainda pode registrar pancadas de chuva isoladas nesta segunda-feira.
O Centro-Oeste e o Sudeste também devem enfrentar pancadas de chuva, variando entre intensidade moderada e forte. Exceções são o norte de Minas Gerais e o norte do Espírito Santo, onde a previsão é diferente.
A instabilidade climática em grande parte do país é resultado de uma frente fria em movimento, impactando principalmente os estados do Sul. Em Santa Catarina, a Defesa Civil alerta para a continuidade das chuvas ao longo do dia, especialmente entre o Meio-Oeste e o Litoral. O risco é considerado baixo a moderado para ocorrências associadas, como alagamentos e enxurradas pontuais. A formação de um ciclone extratropical em alto mar, distante da costa, intensifica os ventos do quadrante sul, com rajadas entre 50 e 60 km/h.
A previsão é de que o mau tempo persista até a quinta-feira, com acumulados significativos no interior do Paraná e no litoral, com ênfase para o Espírito Santo e o Norte Fluminense, que serão afetados já na quarta-feira. A região leste de Minas Gerais também deve ser atingida pela chuva nos dias 19 e 20, conforme informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
No Norte do país, incluindo Belém do Pará, há previsão de muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas durante a tarde desta segunda e terça-feira, com melhora esperada a partir de quarta-feira. Já em regiões mais a leste, como São Luiz, no Maranhão, o tempo deverá permanecer encoberto nesta segunda-feira, com melhora gradual a partir de terça.






