
A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba (AEAP) celebrou, na noite desta sexta-feira (23), no Espaço Terrá, seus 61 anos de fundação com a realização de um coquetel comemorativo, a partir das 19h. O evento reuniu profissionais da área técnica, autoridades, parceiros institucionais e representantes de entidades de classe.
A celebração marcou mais de seis décadas de atuação da entidade na valorização profissional, no fortalecimento institucional e na contribuição técnica para o desenvolvimento de Piracicaba e região. O encontro teve como foco a integração entre os profissionais, o reconhecimento da trajetória histórica da associação e a reflexão sobre os desafios futuros do setor técnico e científico.
A presidente da AEAP, Tatiane Elaine Zani, destacou a responsabilidade da associação diante do papel que ocupa na sociedade. “Temos uma grande responsabilidade social. Podemos mudar jornadas, planejar espaços e cuidar dos recursos — esse é o nosso papel. Gostaria de citar uma antropóloga que diz para nunca duvidarmos de um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas, porque é assim que o mundo sempre mudou”, enfatizou.
O diretor da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep) e membro da diretoria da AEAP, Luiz Chorilli Neto, também ressaltou a importância do momento. “É um momento de satisfação e de festa para todos. Agradeço a presença de todos, hoje é um dia de celebração”, afirmou.
Durante o evento, a AEAP reforçou seu papel como referência na defesa do exercício profissional, no apoio à formação continuada de engenheiros e arquitetos e no diálogo permanente com o poder público e a sociedade civil. Ao longo de sua história, a entidade tem participação ativa em debates estratégicos envolvendo infraestrutura, planejamento urbano, sustentabilidade e inovação.
O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Vinicius Marchese, destacou a relevância da engenharia para o desenvolvimento dos países. “Nenhuma nação admirada cresceu sem uma boa estrutura e sem valorizar a engenharia. Toda grande nação investe fortemente em engenheiros”, afirmou.
A comemoração também simbolizou um olhar para o futuro, destacando o compromisso da AEAP em continuar contribuindo de forma técnica e responsável para o crescimento ordenado e sustentável do município.
Encerrando as falas, a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP), Lígia Mackey, enalteceu o trabalho de Vinicius Marchese à frente do Confea e a parceria institucional. “Desempenhamos um bom papel graças ao apoio do Vinicius no Confea. Convido os profissionais que ainda não conhecem o nosso trabalho a acessarem o site e acompanharem as ações da associação. Piracicaba realmente é um modelo para as demais associações”, finalizou.














