Exposição fotográfica celebra o Rio Piracicaba em Piracicaba
O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba abre no dia 11 de abril a 1ª Exposição Coletiva Fotográfica – Rio Piracicaba, no Museu da Água, às 8h. A mostra gratuita reúne nove fotógrafos, incluindo artistas com Síndrome de Down, para celebrar o Dia do Rio Piracicaba, comemorado em 15 de abril.
A exposição busca sensibilizar a população sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e o impacto direto na qualidade de vida em Piracicaba. A mostra estará aberta para visitação até o dia 10 de maio, de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, com entrada franca. O Museu da Água está localizado na Avenida Beira Rio, 448, no Centro.
Fotógrafos e Inclusão
A exposição destaca o talento de nove fotógrafos, que apresentam diferentes perspectivas sobre o rio que é um dos símbolos de Piracicaba. Entre os artistas, estão Carlos Alberto Vettorazzi, Michel Paschini, Roberto Kaihara e Viviane Gibin.
A mostra também integra cinco fotógrafos atendidos pelo Espaço Pipa – Síndrome de Down: Bruno Bettiol Borges, Guilherme de Paula Ribeiro Paschini, Maria Carolina Mariano Grassi, Victoria Pizoni de Aguiar e Vinícius Braz de Carvalho. A participação deles reforça o caráter inclusivo e social da iniciativa, mostrando que a arte é um meio de expressão acessível a todos.
Reflexões sobre o Rio Piracicaba
As imagens expostas retratam o rio Piracicaba em suas diversas facetas: desde a beleza natural e a rica biodiversidade, até a relação da população com a água e os desafios ambientais enfrentados. As fotografias convidam o público a refletir sobre a importância da preservação dos recursos hídricos para as futuras gerações.
Ronald Pereira, presidente do Semae, ressaltou o objetivo da exposição. "A proposta é sensibilizar a população para o papel essencial do rio no equilíbrio ambiental de Piracicaba e região", afirmou. A exposição é organizada pela Gerência Ambiental do Semae, por meio da Coordenação de Projetos e Educação Ambiental (Cepa), com apoio do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal.
A iniciativa busca promover a conscientização e o engajamento da comunidade na proteção do Rio Piracicaba, um patrimônio natural e cultural da cidade. A exposição oferece uma oportunidade para apreciar a beleza do rio através das lentes de diferentes artistas e refletir sobre a importância de sua preservação.
Com informações do Semae.
Gostou desta noticia?
Inscreva-se para receber as principais do dia por email