Francesa de 86 anos retorna à França após detenção pelo ICE
A francesa Marie-Thérèse, 86 anos, natural de Nantes, retornou à França nesta sexta-feira (17), após ser detida pelo serviço de imigração dos Estados Unidos (ICE) em Anniston, no Alabama. O ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Noel Barrot, confirmou a chegada e declarou: “Estamos satisfeitos com isso”.
Ao desembarcar no aeroporto Paris-Charles de Gaulle, Marie-Thérèse ainda vestia o uniforme da prisão — coberto de manchas e rasgos, segundo relato do filho ao The New York Times. “Ela estava em estado de choque, fisicamente e espiritualmente esgotada após a provação”, disse ele.
Uma história de amor interrompida
Marie-Thérèse conheceu Billy — um cidadão americano — na década de 1960, quando ele servia como soldado na base da Otan em Saint-Nazaire e ela trabalhava como secretária. Os dois perderam contato, casaram-se com outras pessoas e tiveram filhos. Reencontraram-se em 2010 e, após ambos ficarem viúvos em 2022, iniciaram um relacionamento. “Estavam apaixonados como adolescentes”, contou o filho dela ao Ouest-France.
Casaram-se em 2025 e Marie-Thérèse se mudou para o Alabama, onde solicitou um green card — visto de residência permanente. Billy faleceu repentinamente em janeiro de 2026, deixando a situação migratória dela indefinida.
Disputa de herança e prisão pelo ICE
Após a morte de Billy, um de seus filhos entrou em disputa com Marie-Thérèse pela herança. Segundo o filho da francesa ao Ouest-France, o enteado “a ameaçou, a intimidou e chegou a cortar a água, a internet e a eletricidade dela”.
Marie-Thérèse contratou um advogado, mas foi presa pelo ICE um dia antes de uma audiência judicial agendada. Vizinhos alertaram seus filhos na França. “Algemaram suas mãos e pés como se ela fosse uma criminosa perigosa”, relatou o filho ao Ouest-France.
O Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS), responsável pelo ICE, informou à BBC que Marie-Thérèse entrou no país em junho de 2025 e excedeu o prazo legal de 90 dias permitido pelo visto de turista. Segundo o filho, ela aguardava a aprovação do green card quando foi detida. O status exato do pedido não foi confirmado de forma independente.
Contexto: deportações em massa sob Trump
O caso ocorre em meio à expansão da missão de deportação em massa conduzida pelo ICE desde o início do segundo mandato do presidente Donald Trump, em 2025. A detenção de uma octogenária europeia ampliou a repercussão internacional das operações da agência.
“Mamãe está finalmente livre! É um alívio total”, afirmou o filho, citado pelo Ouest-France.
Com informações da BBC, do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS), do Ouest-France e do The New York Times.
Publicado em: 17/04/2026
📰 Acompanhe as principais notícias
As notícias mais importantes da região, direto no seu email. Rápido e sem spam.
Ao se cadastrar, você aceita receber emails do PiraNOT. Política de privacidade.
Já tem conta?
Fazer loginGostou desta noticia?
Inscreva-se para receber as principais do dia por email
