Nesta segunda-feira (08), começou a circular pelo WhatsApp a informação de que o ginásio de Piracicaba está acolhendo moradores de rua por conta do frio intenso que tem castigado o município. O PIRANOT apurou a informação e constatou que se trata de um boato.

O frio está realmente intenso, porém, por meio de nota, a Prefeitura de Piracicaba informou que a cidade já dispõe de uma rede de apoio para atender esses moradores de rua. “A Smads orienta às pessoas a não acreditarem em tudo que recebem ou leem nas redes sociais. Em caso de dúvidas sobre a veracidade das informações, é importante não repassar a notícia. Neste caso, o correto é entrar em contato com a Prefeitura para saber da veracidade”, disse a nota.
Abrigo para moradores de rua
Nestes dias de frio intenso, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) está ampliando sua atuação em Piracicaba a fim de melhor atender as pessoas em situação de rua. O Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) intensificou a busca por moradores de rua, a fim de explicar a eles onde fazer o pernoite — com refeição e banho já incluso. “O que a Prefeitura quer é que todo mundo esteja acolhido, num lugar quentinho, com cobertor, tomando banho, comendo”, comentou Eliete Nunes, titular da Smads.
Endereço dos abrigos
Há cinco abrigos voltados a moradores de rua que funcionam o ano todo: o Seas; o Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua); o Núcleo de Apoio Social Novos Caminhos (NAS); a Casa de Passagem; e o Albergue Noturno. Confira abaixo:
- Seas funciona de 2ª a 6ª feira, das 08h às 21h30, e aos sábados e domingos das 09h às 18h. Telefone: (19) 99705-4663 ou 34229943.
- O Centro Pop funciona das 08h às 17h, de segunda a sexta-feira. Endereço: Rua Voluntários de Piracicaba, nº 815, Centro.
- O NAS funciona 24h. Endereço: Avenida Pompéia, nº 1841
- Tanto a Casa de Passagem quanto o Albergue Noturno são locais de pernoite, sendo que a Casa de Passagem acolhe moradores de rua que morem em Piracicaba ou tenham algum vínculo com a cidade. Já o Albergue Noturno acolhe trecheiros, itinerantes migrantes ou imigrantes. Para ambos, é necessário portar documentos para entrada e, em caso da falta deles, é necessário um boletim de ocorrência da perda para conseguir o acesso. A Casa de Passagem funciona das 19h às 07h e está localizada na Rua Frei Vital de Primeiro, nº 234, bairro Jardim Califórnia. O Albergue Noturno funciona das 19h às 06h e está localizado na Rua Prudente de Moraes nº 1900, Bairro Alto.
