Os vereadores aprovaram na noite de ontem (9), a moção de apelo feita pelo Paulo Camolesi (PV), que sugere medidas para evitar novos casos de acidentes em locais de votação ocasionados pelos famosos ‘santinhos’, espalhados pelos candidatos com o objetivo de conquistar votos.
Se acatada pelos juízes das Zonas Eleitorais de Piracicaba, a medida que já foi adotada com sucesso pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, o TRE-SP, evitará que mais eleitores caiam e tenham problemas na hora de votar. Em Piracicaba no último dia 5, duas pessoas caíram sendo que uma delas, a aposentada de 62 anos, Helena Spinucci, teve que passar por cirurgia para a colocação de pinos no pulso nessa sexta-feira (10). A cirurgia no valor de R$ 5 mil terá que ser paga pela família da aposentada uma vez que o SUS, Sistema Único de Saúde, não cobre esse tipo de procedimento.
A ideia do TRE-SP adotada na capital em parceria com a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal de São Paulo, visa colocar de plantão na porta das escolas a partir das 22 horas do dia anterior ao da votação, viaturas de polícia para evitar que cabos eleitorais despejem seus ‘santinhos’ como tradicionalmente acontece. A Prefeitura deslocaria para esses mesmos pontos durante a madrugada uma equipe que faria a limpeza do local antes da chegada dos primeiros eleitores.
Em discurso de declaração de voto na tribuna, o autor da moção reforçou o apelo aos juízes responsáveis pelas zonas eleitorais da cidade, Dra. Ana Claudia Madeira de Oliveira, Juíza da 93ª Zona Eleitoral, ao Dr. Ettore Geraldo Avolio, Juiz da 244º Zona Eleitoral e à Dra. Fabíola Helena de Paula Roque Lucatto, Juíza da 270ª Zona Eleitoral. “Esperamos que os juízes eleitorais de Piracicaba se sensibilizem com essa questão e que proponham parcerias com a Polícia Militar e com o setor competente da prefeitura para que já no segundo turno, o povo dessa cidade não volte a se deparar com essa realidade lamentável” disse.
Além da moção de apelo, os vereadores aprovaram ainda uma outra de aplausos ao desembargador Mário Devienne Ferraz, vice presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, que executou essa ação proposta em Piracicaba por Camolesi no 1º turno das Eleições 2014 na capital.
/* Menu/header hard-fix */
.navigation .menu, .smart-head .navigation .menu { display:flex !important; flex-wrap:wrap !important; align-items:center !important; }
.navigation .menu > li, .smart-head .navigation .menu > li { float:none !important; display:block !important; }
.navigation .menu > li > a, .smart-head .navigation .menu > li > a { line-height:1.2 !important; white-space:nowrap !important; }
/* Images fallback visual */
.post-thumb .img.bg-cover, .listing .media .img.bg-cover, .grid-post .img.bg-cover { min-height: 180px !important; background-position:center center !important; background-size:cover !important; }
Gostou desta noticia?
Inscreva-se para receber as principais do dia por email