Pular para o conteúdo
sexta-feira, abril 17
Publicidade
Piracicaba (SP)

Câmara de Piracicaba vota e aprova autonomia municipal durante pandemia

· 3 min de leitura · Por Rafael Fioravanti

Na noite desta segunda-feira (18), a Câmara de Vereadores de Piracicaba aprovou o Projeto de Emenda à Lei Orgânica 1/2020, que garante autonomia municipal na decisão sobre a abertura das atividades comerciais durante epidemias e pandemias. A votação em segunda discussão ocorreu durante a 7ª reunião ordinária.

Piracicaba aprova autonomia municipal durante pandemia" src="https://piranot.com.br/wp-content/uploads/2020/04/desrespeito-a-quarentena-centro-de-piracicaba-lotado-de-gente-07-04-2020-2.jpg" alt="Câmara de Piracicaba aprova autonomia municipal durante pandemia" width="640" height="427" srcset="https://piranot.com.br/wp-content/uploads/2020/04/desrespeito-a-quarentena-centro-de-piracicaba-lotado-de-gente-07-04-2020-2.jpg 640w, https://piranot.com.br/wp-content/uploads/2020/04/desrespeito-a-quarentena-centro-de-piracicaba-lotado-de-gente-07-04-2020-2-300x200.jpg 300w, https://piranot.com.br/wp-content/uploads/2020/04/desrespeito-a-quarentena-centro-de-piracicaba-lotado-de-gente-07-04-2020-2-150x100.jpg 150w, https://piranot.com.br/wp-content/uploads/2020/04/desrespeito-a-quarentena-centro-de-piracicaba-lotado-de-gente-07-04-2020-2-450x300.jpg 450w" sizes="(max-width: 640px) 100vw, 640px" />
Foto: Wagner Romano / Jornal PIRANOT

Como ocorreu na votação em primeira discussão, o debate girou em torno na diminuição dos efeitos da pandemia na economia local. O primeiro a discutir foi o vereador Laércio Trevisan Jr, autor da proposta, que voltou a defender a flexibilização de setores do comércio, “que precisam atender a população”. Ele respalda sua argumentação na decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que reconhece a autonomia de Estados e municípios na orientação ao funcionamento de atividades comerciais. “Eu acho que não há mais dúvida nenhuma que o caminho é esse (abrir o comércio), tomando as atitudes preventivas. Não se vive sem emprego”, defendeu.

Publicidade

Na sequência, o vereador Paulo Serra também defendeu a proposta. Baseado em estudo apresentado pelo prefeito da cidade de Nova York, nos EUA, em que a maioria dos infectados estaria dentro da própria casa, o parlamentar adverte a necessidade de buscar o que chamou de “isolamento inteligente”, o que seria mais brando e menos danoso à economia de Piracicaba.

Outro vereador que também fez sua defesa foi Lair Braga. “Eu perguntei a ele se ele flexibilizaria o comércio, mas ele disse que obedece a um decreto do Governo do Estado de São Paulo, então, agora é direito dele adotar ou não”, comentou.

Publicidade

A vereadora Coronel Adriana também se mostrou favorável à reabertura inteligente do comércio, observando que a decisão da Câmara “tem um simbolismo enorme”. “Podemos mostrar, a partir daqui, que os municípios querem retomar as suas atividades comerciais e nos reunir com o governador, junto a representantes de outras cidades”, disse.

O único voto contrário foi da vereadora Nancy Thame. Ela lembrou que a aprovação da lei pode ser “inócua”, já que pode ser contestada na Justiça, tornando toda a votação sem efeito. Por outro lado, ela sugeriu que a Câmara “contribua de uma outra forma”, defendendo a criação de um comitê emergencial que possa reunir as diversas forças do município com o objetivo de buscar soluções à situação. “Muitos países estão reabrindo o comércio e as pessoas não vão, porque elas têm medo. Por isso, entendo que deveria haver esse comitê emergencial, em que possamos contribuir com um plano municipal, porque é isso que está faltando, tanto aqui quanto no plano federal”, disse.

/* Menu/header hard-fix */
.navigation .menu, .smart-head .navigation .menu { display:flex !important; flex-wrap:wrap !important; align-items:center !important; }
.navigation .menu > li, .smart-head .navigation .menu > li { float:none !important; display:block !important; }
.navigation .menu > li > a, .smart-head .navigation .menu > li > a { line-height:1.2 !important; white-space:nowrap !important; }

Comunidade PIRANOT

Receba os plantões de Piracicaba e região direto no seu WhatsApp.

ENTRAR

/* Images fallback visual */
.post-thumb .img.bg-cover, .listing .media .img.bg-cover, .grid-post .img.bg-cover { min-height: 180px !important; background-position:center center !important; background-size:cover !important; }

Publicidade

📰 Acompanhe as principais notícias

As notícias mais importantes da região, direto no seu email. Rápido e sem spam.

ou cadastre-se com e-mail:

Ao se cadastrar, você aceita receber emails do PiraNOT. Política de privacidade.

Já tem conta?

Fazer login

Gostou desta noticia?

Inscreva-se para receber as principais do dia por email

Publicidade