Peça inspirada em livro de Fernanda Young estreia um ano após morte da autora
ADVERTISEMENT
PIRANOT
No Result
View All Result
  • Login
  • CAPA DO PORTAL
  • COLUNAS & BLOGS
  • Stories
PLANOS
CADASTRE-SE
  • CAPA DO PORTAL
  • COLUNAS & BLOGS
  • Stories
No Result
View All Result
PIRANOT
No Result
View All Result
  • CAPA DO PORTAL
  • COLUNAS & BLOGS
  • Stories
ADVERTISEMENT
Home Notícias Entretenimento

Peça inspirada em livro de Fernanda Young estreia um ano após morte da autora

Folhapress by Folhapress
24 de agosto de 2020
in Entretenimento
A A
Share on FacebookShare on Twitter

O último livro lançado por Fernanda Young, “Pós-F: Para Além do Masculino e Feminino” (ed. LeYa), rendeu um prêmio Jabuti e agora vai virar peça.

Uma foto da escritora Fernanda Young
Foto: Divulgação.

O projeto começou antes da morte da escritora, que atuaria no espetáculo. Agora, a diretora Mika Lins e a atriz Maria Ribeiro se preparam para a estreia do espetáculo, no dia 12 de setembro, num formato que acabou sendo moldado pela pandemia. “Pós-F” será encenado no Teatro Porto Seguro, mas sem público presencial, transmitido online e ao vivo.

No Instagram siga @piranot

A Fazenda 17: Dudu Camargo. Foto: Divulgação/Record / Estadão

Dudu Camargo é o campeão de A Fazenda 17 e vence com votação histórica

19 de dezembro de 2025
Daniela Abravanel e David Cardoso Foto: Reprodução/SBT/Redes sociais / Contigo

David Cardoso Jr. é afastado de ‘A Praça é Nossa’ após polêmica envolvendo Zezé Di Camargo

18 de dezembro de 2025
ADVERTISEMENT

A pandemia também contribuiu para que a equipe fosse mais enxuta –cada um faz um pouco de tudo, como numa trupe de teatro mambembe.

E se há um certo pânico causado por estrear uma peça em tempos de uma crise como a atual, há um entusiasmo juvenil de se fazer algo novo, conta Maria Ribeiro.

“Em vez de ficar brigando com as circunstâncias, você tem que usar essas condições como linguagem artística, e não usar como limitação”, diz Mika.

A necessidade do isolamento social atual acaba demandando inovações tecnológicas, mas também resgata práticas comuns nos primórdios da televisão, quando se fazia teatro ao vivo tbm. “É juntar a linguagem do teatro, da TV, do cinema”, diz a diretora. “Diferente do Zoom, a gente tem quatro câmeras em cena e faz o corte ao vivo.”

A peça traz uma seleção dos relatos autobiográficos que Young colocou no livro, numa discussão sobre o que significa ser mulher e ser homem. “Não é uma imitação que a Maria faz, é a Fernanda passando pelo filtro da Maria”, diz Mika.

O cenário lembra “aqueles shows acústicos da MTV”, diz Mika, com uma lona no chão e móbiles translúcidos com desenhos da própria Young, de sua filha, a cartunista Estela May, e da diretora da peça. O figurino tem um quê de um punk “meio Madonna, meio Frida”.

A atriz e a diretora concordam que uma das grandes virtudes de Young era sua capacidade de reconhecer seus próprios erros, de mudar de ideia e de não ter medo de se contradizer.

“O livro tem várias coisas que a gente questionava. A beleza da Fernanda era a contradição, era o erro, o incerto”, diz Maria Ribeiro. “Eu quero deixar viva a obra da Fernanda”, diz a atriz, que compara a personalidade trangressora de Young com a de Leila Diniz. “Por algum motivo, essas mulheres muito icônicas morrem cedo.”

Num mundo em que “ou você vai para a Flip ou tira foto de batom”, Fernanda Young queria escrever livro e tirar selfie, diz Maria Ribeiro.

Nesta terça (25), a partir das 19h, data em que a morte da escritora completa um ano, Ribeiro faz uma live em seu perfil no Instagram. Ela, Mika e Monica Iozzi vão falar sobre a obra de Young e sobre o espetáculo.

O trabalho mais recente de Young na televisão é a série “Shippados”, estrelada por Tatá Werneck e Eduardo Sterblitch e desenvolvida por ela e seu marido, Alexandre Machado.

Antes disponível apenas na Globoplay, a série chega ao GNT nesta terça (25), às 23h30. A autora deixou escrita metade da segunda temporada, que deve ser produzida em breve.

Young também entraria em cartaz com a peça “Ainda Nada de Novo”, na qual interpretaria um casal homossexual com a atriz Fernanda Nobre. O espetáculo estrearia em São Paulo em setembro do ano passado.

A escritora sofreu uma crise de asma seguida de parada cardíaca no sítio de sua família em Gonçalves, interior de Minas Gerais. A atriz sofria de asma desde criança.

Tags: Famosos

Últimas notícias

'Ainda haverá festa': após polêmica com Zezé Di Camargo, SBT exibe episódio inédito de Chav...
Televisão

SBT surpreende ao exibir episódio inédito de Chaves e web vê recado após polêmica com Zezé Di Camargo

by Redação - PIRANOT
18 de dezembro de 2025
Foto: Reprodução
Entretenimento

Fusca iluminado espalha clima natalino pelas ruas de Piracicaba

by Andrey Moral
17 de dezembro de 2025
G1
Notícias

Justiça condena TAP a indenizar passageira brasileira após tentativa de estupro em hotel na França

by Redação - PIRANOT
17 de dezembro de 2025
Fernanda Vasconcellos revela no Mais Você medo de interpretar Samira: "Tenho um filho de 3 anos,...
Televisão

De volta às novelas, Fernanda Vasconcellos emociona ao falar sobre maternidade e nova fase da vida

by Redação - PIRANOT
17 de dezembro de 2025
Foto: CCS
Entretenimento

Piracicabano de 15 anos é campeão de torneio nacional de skate

by Andrey Moral
16 de dezembro de 2025
Load More

AVISO LEGAL:

Responsável por comercializar as marcas Júnior Cardoso, PIRANOT e JCARDOSO, a EJUCA informa que não se responsabiliza pelo conteúdo

ainda gerado pela geradora de conteúdo em Piracicaba/SP, e, em qualquer ‘necessidade’, ou suspeita, que ‘respingue’ ou ‘afete’ as marcas comerciais administradas por nós, cortaremos a “parceria”, “de boa vontade”, vigente”, em respeito aos nossos anunciantes e público.

Editorias

  • A Fazenda
  • Agendão PIRANOT
  • Agronegócio
  • Águas de São Pedro
  • Análises e Opiniões
  • Araras
  • Arte e Cultura
  • Artigo
  • Automóveis e Veículos
  • BBB
  • Big Brother Brasil
  • Blog da Raízen
  • Blogs
  • Brasil
  • Campinas
  • Capivari (SP)
  • Charqueada (SP)
  • Cinema
  • Colunas
  • Comércio e Indústria
  • Comércio e Serviços
  • Corpo e Jardim
  • Curiosidades
  • Dia de Sorte
  • Dupla Sena
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Educação Financeira
  • Eleições
  • Elias Fausto (SP)
  • Entretenimento
  • Entrevista PIRANOT
  • Erratas
  • Especial
  • Esporte
  • Estado
  • Famosos
  • Federal
  • Finanças
  • Finanças Pessoais
  • Institucional
  • Inteligência Virtual – IA
  • Interior paulista
  • Iracemápolis
  • Jogo do Bicho
  • Júnior Cardoso
  • Limeira (SP)
  • Loteca
  • Loteria
  • Lotofácil
  • Lotomania
  • Manchetes do dia
  • Mega-Sena
  • Meio-ambiente
  • Mercado de Trabalho e Vagas de Empregos
  • Mercado Imobiliário
  • Minas Gerais
  • Mobilidade Urbana
  • Mombuca (SP)
  • Mulheres
  • Mundo
  • Música
  • Necrologia
  • Negócios e Dinheiro
  • Nossa história
  • Notícias
  • Novelas
  • Pecuária
  • Piracicaba (SP)
  • Política
  • Política Piracicaba
  • Quina
  • Rafard (SP)
  • Reality-show
  • Região Intermediária de Campinas
  • Região Metropolitana de Piracicaba
  • Região Metropolitana de São Paulo e ABC
  • Rio Claro (SP)
  • Rio das Pedras (SP)
  • Saltinho (SP)
  • Santa Gertrudes
  • São Pedro (SP)
  • Saúde e Qualidade de Vida
  • Segurança, Sociedade e Bem-Estar
  • SENAI Piracicaba
  • Séries e Filmes
  • Super Sete
  • Tecnologia e Inovação
  • Tele Sena
  • Televisão
  • Tempo, Aquecimento Global e Mudanças Climáticas
  • Timemania
  • Viagem, Turismo e Gastronomia
  • Victor Palma
  • Vida Cap

Marcadores

A Fazenda BBB Caixa Econômica Federal Campinas COR Coronavírus Coronavírus Piracicaba Corujinha deu no poste deu no poste hoje Dólar Enquetes Escolha a data: Falecimentos FED Globo jogo do bicho Loteria Federal Loterias Caixa Lotofácil lotofácil hoje necrologia obituário Piracicaba polícia PPT PPT deu no poste PPT jogo do bicho pt ptm PTN PTV Quina quina hoje Record resultado lotofácil resultados Rio de Janeiro sbt Sorteios Tele Sena vagas Últimas notícias de Piracicaba Últimas notícias de São Paulo Últimas Notícias do Brasil

Portal e Jornal PIRANOT, orgulho de ser piracicabano. Uma marca Júnior Cardoso.

  • Facebook Curtidas
  • Youtube Inscritos
  • Pinterest Followers
  • Instagram Seguidores

Institucional

  • A História do PIRANOT
  • Promova sua marca no PIRANOT – Alcance milhões em Piracicaba e Região!
  • Como produzimos Notícias?
  • Envie sua Notícia
  • Fale conosco
  • Mapa do site
  • Termos de uso e Política de Privacidade no PIRANOT
  • Política de Privacidade
  • Expediente
  • Trabalhe Conosco

©℗®™ 2011 - 2024

Todos os direitos reservados à

EMPRESA JÚNIOR CARDOSO LTDA ME

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • CAPA DO PORTAL
  • COLUNAS & BLOGS
  • Stories

© 2023/2024. Todos os direitos reservados para a Empresa Júnior Cardoso LTDA ME.