
Alunos das escolas municipais do bairro Eldorado, Osvladir Júlio e Professor Francisco de Almeida Kronka, realizaram na manhã desta sexta-feira (20), um desfile pelas ruas da comunidade. A ação teve como objetivo alertar e mobilizar os moradores para o combate à dengue.

A caminhada começou a ser planejada há pelo menos 15 dias pelo Posto de Saúde da Família (PSF), em conjunto com a escola. Desde então, as unidades de ensino e os país das crianças elaboraram cartazes e foi criada uma fanfarra. Segundo profissionais da escola, a fanfarra foi ensaiada por um dos pais dos alunos em três momentos e o resultado surpreendeu todos.

Era por volta das 9h30 quando o desfile começou. Com cartazes nas mãos e gritos de ordem como “Xô dengue, Xô”, a caminhada ocorreu por 40 minutos. Popualres saíram de casa e motoristas que estavam no trânsito pararam para prestigiar o evento. A Semuttran (Secretaria de Trânsito e Transportes), enviou uma motocicleta e um carro para dar apoio ao evento.

Uma das organizadoras, Débora Pacheco, que é enfermeira no PSF, comemorou o resultado final do desfile. “Contamos com a participação de 160 crianças, foi lindo, mas não para por aqui, agora continuamos os alertas e o trabalho com a comunidade no posto” disse.

O vereador Camolesi, que também caminhou ao lado das crianças, aproveitou para chamar a comunidade para a audiência pública sobre os mosquitos transgênicos que vem sendo soltos no bairro. “É importante que a população continue o trabalho de prevenção e que participe da audiência pública sobre o mosquito para chegarmos a um consenso que seja bom para o poder executivo e principalmente para o povo” disse. A audiência pública acontecerá na próxima terça-feira dia 24 de Março a partir das 20 horas na Câmara Municipal de Piracicaba.
