Diante da situação de emergência no Rio Grande do Sul, que deixou um rastro de destruição provocado pelas chuvas e afetou gravemente comunidades inteiras, em Piracicaba, a Universidade de São Paulo (USP) e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) estão unindo forças em uma campanha de solidariedade para auxiliar as vítimas e suas famílias.
Em nota ao PIRANOT, a universidade enfatiza que a população do estado gaúcho viu suas moradias serem inundadas pelas águas do Rio Guaíba, resultado das intensas chuvas que assolaram a região. Com isso, milhares de pessoas ficaram desabrigadas e enfrentam grandes dificuldades para reconstruir suas vidas. Conforme publicado anteriormente em nosso portal, o número de mortos é de aproximadamente 90, e 111 pessoas estão desaparecidas.
“Diante desse cenário preocupante, a Esalq/USP, como uma unidade do interior da USP, abraça essa nobre causa e coloca à disposição o Edifício Central da instituição para receber doações. Água potável, produtos de limpeza e higiene são as prioridades para atender às necessidades imediatas das vítimas”, destaca o documento.
A Esalq/USP informa ainda que a comunidade piracicabana pode contribuir para essa causa humanitária enviando suas doações para o e-mail pixsantander@fusp.org.br. “Os valores arrecadados serão convertidos em produtos essenciais e entregues à Defesa Civil do Estado de São Paulo, que coordenará a distribuição para as áreas afetadas no Rio Grande do Sul”.
A campanha de arrecadação está em vigor desde a manhã desta segunda-feira, 06 de maio, e permanecerá até quarta-feira, 08 de maio. “A participação de todos é fundamental para ajudar a aliviar o sofrimento das famílias atingidas por essa tragédia”.