define('DONOTCACHEPAGE', true); define('LSCACHE_NO_CACHE', true); Prefeitura de Piracicaba inicia urbanização da comunidade do Frederico
PIRACICABA (SP)
27 de abril de 2017 · 3 min de leitura

Prefeitura de Piracicaba inicia urbanização da comunidade do Frederico

.

Visita do prefeito Barjas Negri à comunidade Frederico, que recebeu melhorias no início do ano e será urbanizada - Foto: Justino Lucente
Publicidade 728×90
Visita do prefeito Barjas Negri à comunidade Frederico, que recebeu melhorias no início do ano e será urbanizada – Foto: Justino Lucente

A Prefeitura de Piracicaba, por meio do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), iniciou nesta semana a primeira fase do levantamento topográfico na comunidade Frederico, na região do Bosques do Lenheiro, para urbanização do local. A chuva atrapalhou os trabalhos, já que a implantação da rede esgoto estava marcada para começar nesta sexta-feira, 28. A primeira etapa consiste em implantar 360 metros de rede, que vão beneficiar aproximadamente 80 famílias. Na semana passada, teve início a urbanização de outra comunidade, a Portelinha (leia abaixo).

“Os trabalhos de urbanização consistem, entre outras ações, em implantar redes de esgoto e de abastecimento de água, realizar obras de drenagem e iluminação nas comunidades e garantir saúde e qualidade de vida a essa população”, destaca o prefeito Barjas Negri.

Na semana passada, a Prefeitura começou a implantação da rede de abastecimento d´água na comunidade Portelinha, na região do bairro Tatuapé. Serão implantados um total de 2.625 metros lineares de rede de tubos d´água, que irão beneficiar 400 famílias na 1ª etapa e 1.300 famílias na conclusão de todas as etapas das obras. Ao mesmo tempo, o Semae articulou com a empresa Águas do Mirante a implantação da rede coletora de esgoto, num total de 3.350 metros lineares. Com trabalhos a serem executados ao mesmo tempo. Serão beneficiadas 5.000 pessoas com a rede de saneamento básico (água/esgoto), melhorando as condições de vida daqueles moradores.

Após Frederico e Portelinha, as comunidades Três Porquinhos (Novo Horizonte), Caiubi (Kobayat Líbano) e Parque dos Sabiás irão receber as melhorias.

.

FORÇA-TAREFA – No início do ano, o prefeito Barjas Negri, como primeira medida do novo governo, organizou uma força-tarefa em quatro comunidades na cidade: Portelinha, Pantanal, Caiubi e Frederico, com aplicação de lajão britado em ruas e vielas, e outras ações pontuais como limpeza e recolhimento de entulho. Na Portelinha foi executada também uma passagem, em tubos, para facilitar o trânsito de pedestres. À época, Barjas destacou que a preocupação era garantir a segurança dos moradores nas favelas com a chegada das chuvas.

Já no mês de março, sabendo dessas ações nas favelas, o prefeito encaminhou à Câmara de Vereadores projeto de lei que transfere R$ 750 mil ao Semae, recursos que serão utilizados em projetos de abastecimento d´água. Como justificativa, o prefeito citou a assinatura do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público, que prevê a urbanização de quatro favelas, em 5 anos, com investimento anual de R$ 1 milhão nas obras em geral. Por isso, os recursos repassados servirão para obras de instalação das redes de água, responsabilidade do Semae.

.

URBANIZAÇÕES – Em 2005, a Prefeitura de Piracicaba implantou um programa de urbanização de favelas, melhorando a vida e dando dignidade a mais de 3.000 famílias. O prefeito Barjas Negri recorda que existia um problema, que precisava ser enfrentado. Houve um esforço para viabilizar as ações nas favelas junto ao Ministério das Cidades – CEF, Secretaria da Habitação do Estado de São Paulo e CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano.

A Prefeitura envolveu as suas secretarias municipais, incluindo o Semae, e mais a CPFL. Todos contribuíram para a execução de serviços. O resultado foi uma soma de esforços e de recursos para executar e concluir a urbanização de 23 favelas, onde moram 3.356 famílias.

Esses locais foram transformados em verdadeiros bairros, com infraestrutura urbana completa – galerias de águas pluviais, guias e sarjetas, pavimentação asfáltica, rede de água e de coleta de esgoto, energia elétrica e iluminação pública.

Publicidade 728×90

Leia Também

Sindicato convoca municipais para assembleia geral; Câmara cobra publicamente Executivo por solução PIRACICABA (SP)

Sindicato convoca municipais para assembleia geral; Câmara cobra publicamente Executivo por solução

O impasse em relação ao reajuste salarial dos servidores municipais de Piracicaba tem gerado preocupações e incertezas. A suspensão do reajuste por decisão judicial e a falta de um julgamento sobre a inconstitucionalidade da lei têm agravado a situação, resultando em cobranças públicas direcionadas ao Executivo. Nesta quarta-feira (5), o presidente da Câmara Municipal de […]

5 jul 2023·Por Júnior Cardoso
Cine Céu leva cinema gratuito hoje (13) ao Bosque do Lenheiro com a animação ‘Moana’ ARTE E CULTURA

Cine Céu leva cinema gratuito hoje (13) ao Bosque do Lenheiro com a animação ‘Moana’

O Cine Céu, projeto itinerante de cinema movido a energia solar, chega hoje, quinta-feira (13/02), ao Centro Comunitário do Bosque dos Lenheiros com a exibição gratuita da animação Moana, Um Mar de Aventuras. A sessão acontece às 19h30 e contará com distribuição de pipoca e refrigerante para o público. Com o apoio da Prefeitura Municipal […]

13 fev 2025·Por Redação - PIRANOT
Docentes da ESALQ estão no ranking dos brasileiros mais citados no mundo BRASIL

Docentes da ESALQ estão no ranking dos brasileiros mais citados no mundo

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) está representada por seus docentes em inúmeras posições no Webometrics Ranking of World Universities. Com base em dados coletados durante a quarta semana de abril de 2015, o Webometrics publicou edição do ranking de cientistas de instituições brasileiras de acordo com seus perfis públicos no Google […]

12 maio 2015·Por Júnior Cardoso