A partir desta sexta-feira (2 de fevereiro), Piracicaba começará a exigir o comprovante de viagem internacional para realizar a emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). A adoção do procedimento veio por recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A medida visa controlar um pouco o aumento exagerado de pedidos do certificado, visto que muitas pessoas — inclusive que não viajarão agora — estão aproveitando a vacina da febre amarela para fazer solicitações.
Antes, a Unidade Básica de Saúde da Vila Independência, em Piracicaba, emitia de 30 a 50 certificados por dia; hoje, este número subiu para 150.
“Precisamos ser criteriosos nesse momento para evitar tensão num setor que sempre funcionou com regularidade”, comentou Anay Ferrer, médica e coordenadora da Atenção Básica. “As pessoas estão aproveitando o fato de estarem tomando vacina contra febre amarela para tirar o certificado, sem precisarem do documento. E isso desequilibra nossa capacidade de atendimento na unidade”.
Já o informativo da Anvisa afirma que a medida busca também priorizar aqueles que têm viagem marcada e estão realmente precisando.
“Essa medida tem como objetivo preservar o atendimento aos cidadãos brasileiros que, de fato, precisam do CIVP, uma vez que ele é necessário apenas aos viajantes com destino internacional a países que requerem a comprovação da aplicação da vacina contra a febre amarela”, diz o informativo.
Quais documentos serão aceitos como comprovante de viagem?
- A própria passagem;
- O comprovante de pagamento da passagem;
- Voucher, que é o vale ou cheque que assegura crédito para futuras despesas com mercadorias ou serviços em viagem internacional.
O que é o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia?
Abreviado para CIVP, o documento comprova, conforme Regulamento Sanitário Internacional, a vacinação contra a febre amarela.
A lista dos países que exigem o certificado encontra-se disponível no site da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Informamos mais uma vez: só precisa do certificado quem tem viagem agendada para outros países. Pessoas que ficarão aqui no país não precisam solicitar a emissão.
O PIRANOT / PORJUCA tem mais notícias. Para continuar lendo, clique aqui e acesse a nossa página inicial.
E não se esqueça também de baixar aqui o nosso aplicativo para celular, só assim você receberá notícias importantes da cidade em tempo real.






