A Santa Casa de Piracicaba, graças à sua estrutura moderna, foi incluída num plano estratégico do Ministério da Saúde a fim de promover a expansão da radioterapia no Brasil. Com isso, um novo equipamento de combate ao câncer está chegando à cidade.
Como o Cecan (Centro do Câncer Santa Casa de Piracicaba) já dispõe de um acelerador linear, o equipamento que virá do Ministério da Saúde ampliará o arsenal tecnológico da Santa Casa, que passará a dispor de dois modernos equipamentos para atendimento de Piracicaba e região.
“Alguns hospitais receberão os recursos para construção do espaço e a aquisição do equipamento; outros, a exemplo da Santa Casa de Piracicaba, que já dispõem de toda a estrutura necessária, receberão apenas o equipamento”, comentou João Orlando Pavão, o provedor.
Ainda de acordo com ele, o Ministério da Saúde está investindo cerca de R$ 500 milhões de reais na aquisição de todos esses modernos equipamentos.
A importância da radioterapia
O médico Fernando Medina, diretor do Cecan, destaca que as pessoas estão cada vez mais precisando de radioterapia no país.
“Em 2010, foram realizados 8,3 milhões de procedimentos de radioterapia”, disse ele. “Já em 2016, foram 10,4 milhões, um aumento de 25,9%”.
Com a conclusão deste plano de expansão da radioterapia — previsto para o final de 2018 –, estima-se que a população possa ter suas necessidades atendidas em até 60 dias.
Radioterapia
Bastante efetivo contra o câncer, o tratamento utiliza-se de radiações para destruir ou impedir que as células cancerígenas aumentem.

Quer saber o que acontece na cidade em tempo real? Então, clique aqui e baixe o nosso aplicativo para celular, nós te manteremos informado.






