Nesta quarta-feira (30), o município de Piracicaba estará abrindo 50 vagas para o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras). As vagas foram abertas pela Semtre (Secretaria Municipal do Trabalho e Renda), em parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Piracicaba (SP).

De acordo com Evandro Evangelista, secretário do Trabalho e Renda no município, o objetivo do curso é “contribuir com o processo de inclusão das pessoas surdas na sociedade, além de qualificar a população e aumentar as chances de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.
Inscrições
Em relação às vagas, tratam-se de 40 oportunidades para o nível básico e 10 para o nível intermediário. As inscrições são presenciais e acontecem do dia 30 de janeiro a 01 de fevereiro, das 08h às 16 horas, na própria sede da Semtre — o local fica na Rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa nº 900, na área central do município.
Os candidatos devem apresentar: RG, CPF (cópia e original); comprovante de escolaridade (cópia e original); e comprovante de residência (cópia e original).
Aulas
As aulas do nível básico ocorrem às quartas-feiras, das 15h às 17h, com início no dia 13 de fevereiro. Já quem optar pelo nível intermediário fará o curso às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 20h30, a partir do dia 18 de fevereiro. Vale lembrar que aqueles que optarem pelo nível intermediário de Libras deverão apresentar certificado de conclusão do curso de Libras básico.
Vale transporte não será oferecido.
Requisitos
Quem quiser participar do curso de Libras deve possuir Ensino Fundamental completo e idade mínima de 16 anos. O curso é destinado, prioritariamente, a desempregados — há também reserva de 10% das vagas para Pessoa com Deficiência (PCD).
A seleção será feita por ordem de chegada e as vagas são limitadas. Serão inscritos dois candidatos por vaga para cadastro reserva e as inscrições serão encerradas ao atingirem esse número.
