19º Desfile da Banda da Sapucaia acontece no dia 07 de fevereiro





Foto: Reprodução / Galeria de foto
Foto: Reprodução / Galeria de foto

O Desfile da Banda da Sapucaia acontecerá no primeiro sábado do mês de fevereiro, dia 07, no fim de semana que antecede o Carnaval, seguindo o mesmo percurso de 2014, descendo na contra mão a Rua Moraes Barros até a avenida Armando Salles de Oliveira, onde acontece a dispersão.
A concentração terá início a partir das 12h, na Praça “Bonga e Daniel”, que fica atrás do Estádio Barão da Serra Negra, entre as ruas Silva Jardim e Moraes Barros. A descida começa às 14 horas, com encerramento e dispersão às 18h. Não haverá praça de alimentação e nem show musical após o desfile do bloco.
Com o tema “Sapucaia criou ASAS”, o evento é realizado pela Secretaria Municipal de Turismo junto a Associação Amigos da Sapucaia, com a participação das demais secretarias municipais e órgãos de segurança pública, no âmbito de suas competências.
As mudanças no trajeto em 2014, que proporcionaram mais segurança para as pessoas serão mantidas e novamente informadas aos moradores e comerciantes do Bairro Alto, que fica no entorno do evento, por meio de um folheto informativo que será distribuído no início de fevereiro, para que todos estejam cientes de toda a organização e programação do desfile (percurso, horário, montagem e desmontagem de equipamentos, bloqueio das ruas, limpeza, etc).
Assim como no ano passado, a Secretaria de Turismo recomenda aos moradores da via principal (Rua Moraes Barros) e entorno, que não aluguem seus banheiros, e informa que não será permitida a venda de bebidas alcoólicas ou mesmo qualquer produto alimentício nas residências. Caso o proprietário da residência seja visto vendendo produtos de forma irregular, poderá ser denunciado ao Ministério Público. Este material também estará disponível para consulta no site da Setur (www.setur.piracicaba.sp.gov.br), a partir de fevereiro.

.
Organização do Desfile da Sapucaia
Para a realização do evento, as doze ruas paralelas à rua Moraes Barros serão fechadas com gradil, a partir das 12h. A retirada dos gradis e a liberação do trânsito para os carros acontecerá imediatamente após a limpeza de todo perímetro com lavagem das ruas e vias públicas, que será concluída após o recolhimento de todo o lixo produzido. Cerca de 90 banheiros químicos serão distribuídos por todo o trajeto.
Haverá 01 (uma) ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Saúde – SAMU no local, durante o período do evento, e aproximadamente 20 câmeras monitorando todo o percurso do desfile. O sistema das câmeras é integrado e o desfile monitorado em tempo real pela Central de Monitoramento Eletrônico – Cemel, da Guarda Civil Municipal, cobrindo toda a extensão da Rua Moraes Barros.
A Setur contratará 70 seguranças/controladores de acesso para o evento, que também contará com o apoio e presença da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. Em cada fechamento de rua com gradil haverá a presença de controladores de acesso, e do lado de dentro do gradil, no local delimitado pela organização para a realização do evento, não será permitido: o ingresso de aparelhos de som móvel e/ou instrumentos musicais; o uso de vidros e afins para acondicionar bebidas, sendo somente permitido o consumo de bebidas em latas e copos plásticos; e equipamentos que possam ser utilizados como arma no local. A Polícia Militar e Guarda Municipal, terão autoridade para apreender e recolher os mesmos.
O comércio ambulante eventual será autorizado pela Secretaria Municipal do Trabalho e Renda – SEMTRE, excepcionalmente para atender às necessidades do Desfile da Banda da Sapucaia 2015, no dia 07 de fevereiro de 2015, das 12h às 18h.
Serão fornecidas 20 (vinte) autorizações para o comércio ambulante eventual no Desfile da Banda da Sapucaia 2015, e poderão comercializar apenas refrigerante em lata, cerveja em lata, e água em garrafa plástica ou copo plástico. Os ambulantes deverão usar a pulseira e crachá de identificação, que serão entregues pela SEMTRE.
O comércio local que não se enquadre nas atividades autorizadas (“comércio de produtos alimentícios e afins”), deverá encerrar o atendimento ao público às 12h do dia 07/02/15, dia do evento.
Segundo Rose Massaruto, secretária de Turismo de Piracicaba, o Carnaval é a maior manifestação cultural brasileira, devendo ser respeitada e incentivada, garantindo a oportunidade de que todos a vivenciem. “O Desfile da Sapucaia é um dos maiores eventos de carnaval da cidade de Piracicaba, e este ano continuamos com a organização completamente focada em realizar um evento com segurança, para o entretenimento da população e visitantes.”
Para André Luiz Fonseca, organizador e um dos fundadores da Banda da Sapucaia, é esperado um público igual, ou até maior do que nos anos anteriores. “São famílias inteiras e grupos de amigos que vem exclusivamente para se divertir e aproveitar saudavelmente essa festa maravilhosa”, afirmou.

.
Inscrições dos Blocos
Com o objetivo de melhorar ainda mais a organização do Desfile da Banda da Sapucaia, e seguindo o exemplo de outros grandes eventos de Blocos de Carnaval que acontecem em outras cidades do Brasil, este ano os Blocos de Carnaval interessados em participar do desfile deverão preencher uma ficha de inscrição, no período de 07 de janeiro a 04 de fevereiro, e enviar por e-mail ou entregar pessoalmente na Setur.
As inscrições para os Blocos são gratuitas e para efetuar a inscrição é necessário que os integrantes dos blocos sigam os seguintes critérios:
– Os blocos deverão estar identificados através de camisetas, pulseiras, entre outros;
– As pessoas menores de idade que fazem parte do bloco deverão estar acompanhadas por seus pais e/ou responsáveis;
– Os blocos não poderão fazer uso de instrumentos musicais, aparelhos de som móvel e afins durante o evento;
– Dentro do perímetro do evento não será permitido o porte de garrafas de vidro e afins, bem como o consumo de bebida destilada e porte de equipamentos ou materiais que possam ser utilizados como armas;
– O representante oficial pelo bloco será interlocutor dos integrantes, e será responsável por qualquer eventualidade que possa ocorrer envolvendo componentes do bloco durante o evento;
Além disso, haverá um incentivo a mais para todos os blocos inscritos. No dia do evento, uma comissão observará os blocos durante o desfile e elegerá o melhor Bloco Carnavalesco de 2015, de acordo com critérios baseados nos quesitos criatividade, organização, animação, etc., e o melhor Bloco Carnavalesco de 2015 receberá um prêmio.
Os blocos deverão preencher a ficha de inscrição que está disponível na Secretaria Municipal de Turismo – Setur, localizada a Rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233 – Centro – Piracicaba/SP, no 8º andar do Centro Cívico ou no site www.setur.piracicaba.sp.gov.br, e poderão enviar a ficha preenchida para o email setur@piracicaba.sp.gov.br, e tirar dúvidas pelos telefones (19) 3403-1272 / 3403-1270.









Sair da versão mobile